Em uma manhã marcada pela fé e pelo respeito, a sede do município de Nossa Senhora do Socorro foi tomada, neste domingo (2), pelo aroma de alfazema durante a tradicional lavagem da escadaria da Igreja Matriz. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura, deu suporte ao evento, garantindo que a cultura seja mantida e reforçando o apoio da gestão à luta contra a intolerância religiosa.
A festividade contou com a participação de dezenas de fieis e simpatizantes, que se reuniram para homenagear Yemanjá. A programação foi iniciada com um café da manhã, seguido da lavagem das escadarias e de um cortejo em direção à prainha do Porto Grande.
O Babalorixá Magno de Logun participou ativamente de toda a festividade, e relatou que o momento vai muito além de apenas lavar as escadarias, “é estar presente com a comunidade, mostrar também que somos pessoas, somos humanos. É um momento em que nos encontramos com nossos irmãos de outras nações, de outras casas, com a comunidade, com a sociedade socorrense, e mostrar que nós também temos fé. É um momento em que a gente compartilha amor, caridade, união, respeito entre nações, entre os povos”, pontuou o Babalorixá, que reforçou ainda a importância da atuação da gestão. “A Prefeitura manter viva essa sintonia é mostrar que somos de um país laico, independente de crença, de raça, de etnia, somos todos iguais perante ao Pai”, finalizou.
Josivania Santos, moradora do município e umbandista, fez questão de participar da celebração, como faz todos os anos. “É bom porque é um momento de paz, é um momento de alegria, é um momento de amor, de união e de o amor próximo, para tirar essa intolerância, porque todo mundo acha que as nações da gente são ruins, vai fazer o mal, só que não é isso”, enfatizou.
Compromisso municipal
A valorização das tradições e o respeito às crenças é um dos pilares da gestão municipal, como reafirmou o vice-prefeito Elmo Paixão, que participou da celebração. “É muito importante a gestão valorizar a cultura e as tradições do nosso município, e essa gestão dará valor a todas, independente de religião ou credo. Hoje, estamos aqui na lavagem da escadaria, dando continuidade, e logo após teremos a produção em homenagem à Nossa Senhora do Socorro”, pontuou o gestor.
“A gestão está muito comprometida contra a intolerância religiosa, esse evento faz parte do nosso calendário cultural e estamos aqui para dar todo o apoio”, afirmou o secretário adjunto da Cultura, Márcio Goes.
Além do apoio logístico da Secretaria da Cultura, o evento contou com a atuação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) na organização do trânsito, o reforço da Guarda Municipal na segurança, a limpeza realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos e uma ambulância do Serviço de Atendimento de Urgência (SAU) disponibilizada pela Secretaria da Saúde.
Homenagens e reconhecimento
Durante a cerimônia, um momento de homenagens emocionou os presentes. Seis personalidades foram homenageadas pelo seus legados na preservação da cultura, tradição e religiosidade de matriz afro-brasileira. Das homenagens, duas foram póstumas: Maria Secundina dos Santos (Yalorixá Secundina de Oyá) e Carlos Magno dos Santos (Patrono Pai Magno), que dedicaram boa parte de suas vidas à espiritualidade.
Em vida, Jane Lúcia Santos (Yalorixá Yanganga), Pai Jailson Ty Ogum Já (Jailson do Amor Divino), Silvia Ribeiro de Albuquerque (Yalorixá Silvia D’Oxum) e Magno dos Santos (Baba Magno T’Logun) receberam as homenagens.