O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Rogalicio Vieira da Silva, localizado na BR 101, presta assistência multidisciplinar às pessoas maiores de 18 anos com transtorno mental severo e persistente. Nesta quinta-feira, 18, o CAPS Rogalicio, como é popularmente conhecido, comemora 18 anos desde a sua inauguração, em 2005. Além disso, 18 de maio é uma data bastante importante para a Saúde Mental, pois celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que tem o objetivo de reforçar a importância da liberdade das pessoas com sofrimento mental.
Para comemorar essas datas tão importantes, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou um evento de promoção à saúde. Mais de 10 serviços de saúde, a exemplo do teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C, vacinação, consulta com clínico e escovação supervisionada, foram disponibilizados aos usuários do CAPS e seus familiares.
A coordenadora dos CAPS, Joelma Souza, destaca que o CAPS Rogalicio Vieira é de suma importância para o tratamento das pessoas com transtorno mental. Há 18 anos, a Unidade firma a assistência com a população socorrense, dando apoio multidisciplinar. Ela aproveitou o momento para parabenizar toda a equipe do CAPS, que se dedica dia a dia para cuidar dos usuários.
A neta de Rogalicio Vieira da Silva, Ligiane Soares, marcou presença no aniversário do CAPS e representou toda a família. Para ela, é uma sensação de muita felicidade saber que o CAPS que carrega o nome do avô, completa 18 anos de serviços prestados à população. “Meu avô foi o primeiro fundador do Parque dos Faróis. Rogalicio era chamado de ‘pai da fome’, pois ajudava muita gente. Para toda a família, o CAPS significa tudo, conhecemos pessoas que são acompanhadas aqui, e é muito lindo ver todo o trabalho desenvolvido pela equipe em prol da população”, disse Ligiane.
Rita dos Santos é acompanhada pelo CAPS Rogalicio há cerca de um ano. Segundo ela, o serviço disponibilizado pelo CAPS é muito importante para sua saúde. “Quando falo demais, acabo me emocionando, porque é muito bom. Hoje mesmo, estou muito feliz, aproveitando todos os serviços. Amo muito estar no CAPS e receber toda a assistência que eles oferecem”, ressalta Rita dos Santos.