Mais de 130 pacientes que residem em Nossa Senhora do Socorro realizaram a cirurgia de catarata
Os pacientes que residem no município de Nossa Senhora do Socorro, passaram pela triagem no último sábado, 2, e estavam com o resultado dos exames dentro das exigências, realizaram na manhã desta quinta-feira, 7, a cirurgia de catarata, que garante a restauração da visão, permitindo que as pessoas que antes enxergavam turvo, passem a enxergar com nitidez. A cirurgia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa Enxerga Sergipe. Somente nesta quinta-feira, mais de 130 pessoas passaram pelo procedimento cirúrgico.
As cirurgias são realizadas de acordo com os pacientes que estão na fila de espera do Enxerga Sergipe. Os mutirões de triagem acontecem da seguinte maneira: os pacientes que já estão na fila são contactados pelo Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE) para repassar as orientações do que deve ser feito antes da triagem. É na triagem que será avaliado por meio dos exames pré-operatórios se o paciente está apto a passar pela cirurgia. Se estiver, já sai do mutirão com a data da cirurgia agendada.
Elisvaldo Ferreira é aposentado e reside no Bairro Marcos Freire II. Hoje, chegou o dia mais esperado por ele: a cirurgia de catarata do olho direito. “Preciso operar os dois olhos, mas, hoje, vamos iniciar pelo direito. Não consigo enxergar nada por esse olho, e com isso, não consigo ler a bíblia, algo que gosto muito, pois as letras são pequenas e minha visão é turva. Hoje, eu estou muito feliz pela realização da cirurgia e satisfeito com todo o atendimento”, destaca o paciente.
O secretário de saúde, Enock Ribeiro, destaca a importância da parceria com o Estado. “O município de Socorro está sempre à disposição para dar andamento às cirurgias e diminuir a fila de espera, por isso, contribuímos com a disponibilização do espaço para a realização do mutirão de triagem. Saber que mais pessoas passaram pela cirurgia de catarata hoje me deixa muito feliz, pois sei que agora elas irão retornar à sua vida com total independência, enxergando com nitidez”, disse o secretário.