Na manhã desta quarta-feira, 11, foi inaugurado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ângela Maria Melo Batista, localizado no bairro Novo Horizonte. O novo CRAS visa fortalecer a rede de apoio e os serviços socioassistenciais do município, com a principal missão de oferecer suporte às famílias em situação de vulnerabilidade da região. Com uma estrutura ampla e moderna, fruto da combinação de recursos federais e municipais, a unidade representa um avanço significativo na política de assistência social, promovendo o bem-estar da população socorrense e ampliando o acesso a serviços essenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A gestão municipal presta uma homenagem a uma estimada mulher ao nomear o CRAS em sua memória, Ângela Batista, ex-funcionária da Secretaria de Assistência Social, falecida em novembro de 2018. Sua dedicação ao longo da carreira a transformou em uma referência para os colaboradores da Secretaria, evidenciando o impacto positivo que teve tanto na instituição quanto na comunidade.
Durante a inauguração, a secretária municipal de Assistência Social, Aída Santana, destacou a importância da nova unidade para o município: “Estamos comprometidos em oferecer a cada cidadão de Nossa Senhora do Socorro serviços de qualidade, o CRAS Ângela Batista representa um avanço na nossa rede de apoio à população mais vulnerável e, ao mesmo tempo, uma justa homenagem a uma profissional que dedicou sua vida ao trabalho em nossa Secretaria”.
O prefeito Padre Inaldo também se pronunciou, ressaltando o empenho da gestão em garantir que os serviços de assistência social cheguem de maneira eficaz a todos os bairros. “Hoje é um dia de grande alegria para o nosso município, este CRAS reflete nosso compromisso com a qualidade de vida dos socorrenses, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. Com empenho, conseguimos transformar o sonho de ter mais um CRAS em realidade”, disse o prefeito, lembrando da relevância da homenagem à Ângela Batista, que tanto contribuiu para a Secretaria.
Danilo Alves, filho de Ângela Batista, expressou gratidão à gestão e à comunidade de Nossa Senhora do Socorro pela homenagem póstuma à sua mãe. “É uma emoção ver o nome da minha mãe eternizado neste espaço, ela sempre foi uma guerreira e comprometida. Espero que esse CRAS seja um espaço de acolhimento e transformação para todos que aqui buscarem atendimento”, destacou.
A deputada estadual Carminha Paiva, responsável por dar início ao projeto quando ocupava o cargo de secretária municipal de Assistência Social, também esteve presente e se emocionou ao recordar a trajetória até a conclusão da obra. “É um momento de alegria ver esse sonho se tornar realidade, fico muito feliz em ter contribuído para essa transformação, que traz mais qualidade de vida e apoio à nossa população”, declarou Carminha, visivelmente tocada ao reviver o esforço e a dedicação que envolveram a criação e execução do projeto.
A cerimônia de inauguração do CRAS Ângela Maria Melo Batista contou com a presença de pessoas da comunidade, lideranças, vereadores em exercício e eleitos, secretários e funcionários, todos unidos em celebração a este importante passo na assistência social do município.