Na manhã desta quinta-feira, 19, o município de Nossa Senhora do Socorro participou da cerimônia de entrega do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, realizada pelo Conselho Regional de Saúde Bucal (CRO/SE). Diante das ações desenvolvidas visando aprimorar os processos de trabalho, ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos atendimentos prestados durante o ano de 2023, o município de Socorro foi premiado, ocupando o 3º lugar no Grupo D, disputando com cidades de todo o país que possuem de 100.001 a 500 mil habitantes. Além de Nossa Senhora do Socorro, Santana do São Francisco também foi premiado entre os municípios da região Nordeste.
O prêmio é um reflexo dos avanços alcançados pela Saúde Bucal do município, a exemplo da adequação dos consultórios odontológicos; implementação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); implantação do 1º Centro de Estágio Odontológico; aquisição e instalação de 40 cadeiras e novos equipamentos, etc. Além dessas, mais conquistas foram alcançadas, permitindo mais comodidade aos profissionais e qualidade de atendimento aos usuários. Durante os oito anos da atual gestão, a Odontologia alcançou três prêmios: dois a nível federal, sendo o 1º lugar em 2019 e 3º lugar em 2024; e um a nível estadual, entregue ao secretário de Saúde, Enock Ribeiro, através da medalha de honra ao mérito pelos serviços prestados à odontologia sergipana.
O secretário de Governo, Renato Nogueira, representou o prefeito Padre Inaldo na cerimônia de entrega do prêmio. Ele aproveitou o momento para ressaltar os avanços alcançados pela atual gestão, principalmente na área da saúde. Renato agradeceu a todos os profissionais que se dedicam diariamente para ofertar uma saúde de qualidade à população socorrense, e o fruto disso é o reconhecimento por meio da premiação.
O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, destaca a importância da premiação. “Esse é mais um reconhecimento que a Saúde do município de Nossa Senhora do Socorro recebe. Através do trabalho e dedicação dos profissionais da odontologia, já recebemos outras premiações, que motivam e incentivam o desenvolvimento de mais ações e promovem um maior cuidado aos usuários. É muito bom saber que o trabalho está dando frutos e está sendo reconhecido”, disse o secretário.
A coordenadora de Saúde Bucal, Heloísa Gois, comenta a conquista. “Essa premiação confirma que só com o verdadeiro trabalho em equipe é possível alcançar os objetivos. Estabelecer uma boa parceria entre a gestão e as equipes da assistência é imprescindível para se obter êxito e resolutividade. Agradeço imensamente aos odontólogos e asb’s do município que merecem mais reconhecimento e valorização, pois se empenham e se dedicam no cuidado à saúde bucal, além de devolver autoestima e qualidade de vida aos pacientes”, conclui a coordenadora.
Representantes da categoria
Dr. Oscar Rocha, cirurgião-dentista de Nossa Senhora do Socorro há cerca de 20 anos e diretor do SINODONTO, destaca o que o prêmio representa. “O prêmio valoriza a administração pública e estimula as gestões municipais a aperfeiçoarem seus programas, reconhecendo o trabalho prestado por esses municípios aos seus cidadãos”, disse Dr. Oscar Rocha.
A auxiliar de Saúde Bucal (ASB), Lissandra Cruz, atua no município de Nossa Senhora do Socorro há 19 anos. Nos últimos oito anos, ela presenciou três premiações para o município na área da odontologia. “O prêmio coroa o espaço para a atuação conjunta dos profissionais. A equipe congrega suas funções individuais, em prol de um objetivo comum. Da Atenção Básica até os Centros de Especialidades, é a interdisciplinaridade que nos trouxe até aqui”, enfatiza a ASB.