Encerrando a programação da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, foi realizada, no último domingo (12), a tradicional procissão com o cortejo fluvial no povoado Porto Grande, em Nossa Senhora do Socorro. Os festejos, que fazem parte do calendário cultural da cidade, contaram com o apoio logístico da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura, Guarda Municipal, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
O vice-prefeito Elmo Paixão, representando a gestão municipal durante a procissão, destacou a importância de apoiar as festividades locais e enalteceu o trabalho realizado pelas equipes. “Essa é uma festa que já faz parte do calendário do nosso município, por isso fazemos questão de participar. Seguindo a determinação do prefeito Samuel, a Prefeitura está presente dando suporte com as ações da SMTT, Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Urbanos e Secretaria da Cultura”, pontua.
A comemoração, que homenageia o padroeiro da comunidade, teve início na quinta-feira (9), e contou com celebrações de missas na capela Bom Jesus dos Navegantes ao longo da programação. O tema deste ano na festividade foi “Com o Bom Jesus dos Navegantes sejamos peregrinos da esperança”.
Para o padre Luiz, responsável pela paróquia, esse é o ponto alto para quem dedica sua fé ao padroeiro. “É um momento de revigorar a fé, a esperança e o amor a Jesus. Bom Jesus dos Navegantes representa esses pescadores que aqui habitaram e ainda habitam, é a representação de um povo simples, humilde que quer contar com a presença de Jesus na existência deles e na vivência da fé”, afirma.
Após a celebração da missa, o cortejo de fieis seguiu pelo rio Cotinguiba até a Prainha, retornando, em seguida, à capela. Durante todo o percurso terrestre, a SMTT organizou o fluxo do trânsito para garantir a organização e segurança da comunidade. “A quantidade de pedestres para a procissão é grande, por isso, pedimos mais atenção dos motoristas. Estamos fazendo o desvio do fluxo pelas vias paralelas à avenida principal. A procissão segue até a Prainha e retorna pelo mesmo percurso, então iremos manter esse fechamento até a conclusão”, explica o supervisor Garangau, que esteve à frente da ação.
A festa de Bom Jesus dos Navegantes, além de ser um marco das tradições religiosas, também tem impacto na economia do município. Cláudio Pedro da Silva é vendedor de artigos religiosos há 30 anos e garante que o evento é um bom espaço para comercializar seus produtos. “Eu percorro diversas cidades e romarias, é a partir das festividades da Igreja Católica que eu tiro meu sustento. Hoje também está tendo festa em Penedo, Alagoas, mas preferi vir fazer minhas vendas aqui em Socorro”, conta.
A advogada Leisly Aguiar também concorda que a data é importante para a cidade, e elogia a administração municipal por manter a tradição e apoiar a cultura local. “É muito importante manter essa cultura e essa religiosidade festiva e, como todo evento, ele traz uma movimentação na economia. É bom a gestão já começar incentivando o comércio e a cultura local”, elogia.