A matrícula 2025 na rede municipal de Nossa Senhora do Socorro chega nesta segunda-feira, 13, a uma nova fase, a de transferências internas. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, alerta os pais de alunos para o prazo desta nova etapa, que segue até a quinta-feira, 16.
As transferências internas são destinadas aos alunos que integram a rede municipal, mas que por algum motivo, como mudança de endereço ou de série, precisam mudar de escola, permanecendo na mesma rede. A técnica pedagógica, Fabiana Araújo, explica que o processo ocorrerá presencialmente.
“O pai ou responsável deve se dirigir a escola de origem do filho e solicitar a transferência ao secretário escolar, que fará essa alteração no sistema, identificando a possibilidade de vaga na escola pretendida. Após o encaminhamento da matrícula do aluno para a escola pretendida, os pais serão responsáveis por levar toda a documentação para a escola que o filho será transferido”, explica, Fabiana.
Cronograma
As transferências internas iniciam nesta segunda-feira (13), e seguem até a próxima quinta-feira, 16 de janeiro. As matrículas, de forma on-line, para alunos atípicos de outras redes ou matrícula inicial, poderão ser realizadas no dia 17 de janeiro, próxima sexta-feira. Por fim, no que se referem as matrículas para alunos de outras redes ou matrícula inicial, realizadas de forma on-line, acontecerão a partir do dia 20 de janeiro.
Documentação necessária
Para a efetivação da matrícula do aluno, os pais ou responsáveis devem apresentar, obrigatoriamente, documentação do aluno e responsável. Do aluno, são necessárias duas fotos 3X4; cópia da certidão de nascimento ou do RG; cópia do CPF; cópia do cartão de vacinação atualizado; comprovante do Número de Identificação Social (NIS); cópia do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); comprovante de escolaridade anterior (transferência ou declaração de escolaridade); e documento que comprove que aluno possui deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação, quando necessário.
Dos pais ou responsável legal, é necessário apresentação de cópia do RG e CPF; comprovante do NIS; comprovante de residência no nome dos pais ou responsável atualizado ou no máximo de três meses (água, luz, telefone ou contrato de locação); telefone para contato e e-mail dos pais; termo de guarda, definitivo ou provisório, declaração de responsabilidade ou declaração parental.