O Conselho Municipal de Educação (Comeso), órgão vinculado à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Educação, promoveu na manhã desta terça-feira (14), a primeira reunião ordinária de 2025. O objetivo do encontro foi dar as boas-vindas aos participantes, aprovar o calendário escolar de 2025 e apresentar as competências de cada membro do órgão.
A secretária da Educação, Adriana Carvalho, que também é membra nata do conselho, participou da reunião que abre os trabalhos para o ano de 2025. “Eu tenho um olhar muito positivo para o Conselho, sei o quanto esse espaço é importante, por ser um órgão de apoio à gestão da educação, além de ter nele a participação dos representantes de diretores, de professores e, principalmente, das mães de alunos. Vejo esse espaço como uma oportunidade de ouvir e de promover demandas que atendam as necessidades dos nossos alunos, das mães e dos profissionais da rede”, afirmou a secretária, durante a reunião.
O Comeso é um órgão de controle social, tem como objetivo assessorar a gestão municipal no acompanhamento e fiscalização de políticas educacionais, garantindo que a população tenha acesso a uma educação de qualidade e igualitária.
A presidente do Comeso, Fabiana Araújo, destaca a importância do conselho municipal e da presença da secretária nessa primeira reunião de 2025. “Foi muito importante a fala da secretária, quando ela demonstra a valorização do conselho, porque ela entende a importância que ele tem para que as coisas andem na gestão. A reunião foi muito positiva, porque fez com que o Conselho tivesse a segurança de que pode contar com a gestão e que ela entende que a fala do conselho será valorizado. Um conselho que agora se sente fortalecido e respeitado”, destaca a presidente.
O Comeso é composto por representantes de professores, da Câmara de Vereadores, de pais de alunos, de diretores e da Secretaria Municipal da Educação.