A Prefeitura de Socorro, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e do Saneamento, deu início, nesta quarta-feira (15), à Campanha de Multivacinação destinada a todos os moradores do município, a partir do segundo mês de vida, incluindo gestantes e puérperas. A iniciativa tem como objetivo atualizar os cartões de vacina da população e seguirá até sexta-feira (17).
A vacinação ocorre em horário estendido nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs) de Socorro, das 7h às 19h. Também foi montado um ponto de imunização no Shopping Prêmio, ao lado da Casa Lotérica (Entrada C), com atendimento das 13h às 19h.
Na ocasião, o prefeito Samuel Carvalho esteve presente no primeiro dia da campanha, acompanhando os profissionais da pasta e a população na unidade de atendimento. De acordo com a secretária de Saúde e Saneamento de Socorro, Adriana Menezes, a Campanha de Multivacinação é uma oportunidade importante para a população atualizar seus cartões de vacinas e garantir maior proteção contra doenças preveníveis.
“Todos estão convidados a atualizar seus cartões de vacina, com especial atenção ao grupo prioritário, que inclui crianças, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e idosos. Reforço a importância da imunização, não apenas para prevenir doenças já erradicadas, mas também para ampliar a cobertura vacinal em nosso município, garantindo a saúde de todos”, ressaltou.
Estão sendo aplicadas as vacinas do calendário nacional de imunização, como Hepatites A e B, Penta, Rotavírus, Poliomielite, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela, Influenza, Pneumocócica 10, entre outras. A diretora da Rede da Atenção Básica da Saúde de Socorro, Luciany Amâncio, reforça a adesão dos socorrenses à campanha.
“Nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, as unidades de saúde e o ponto montado no Shopping Prêmio estarão à disposição de toda a população em horário estendido. Quero ressaltar que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção, sendo essencial para garantir a saúde de todos, protegendo contra surtos e doenças. Essa é uma ação de respeito e reciprocidade. Convido a todos a levarem as crianças e a se dirigirem à unidade de saúde mais próxima ou ao shopping, lembrando de portar a documentação necessária. Aqueles que não possuem o cartão de vacina também serão vacinados. Participem!”, reiterou.
A cuidadora de idosos Eliane de Oliveira, moradora do Marcos Freire I, foi até a Clínica de Saúde da Família Maria Helena Barbosa de Melo, a mais próxima de sua residência, acompanhada de sua amiga para se vacinar.
“Soube da campanha pelas redes sociais da Prefeitura, onde acompanho as ações da gestão. Aproveitei a oportunidade para verificar se estava com alguma vacina em atraso e já me imunizei. A vacinação é excelente para a nossa saúde e ajuda a evitar muitas doenças”, contou.
A fonoaudióloga Swyanne Rodrigues levou sua sobrinha de seis meses para atualizar o cartão de vacinas, que recebeu três tipos de doses.
“É fundamental vacinar as crianças para evitar que fiquem doentes com frequência e reduzir os casos de gripes e outros vírus. As vacinas previstas no calendário são essenciais para proteger nossos filhos. Todo mês, estamos aqui, batendo ponto, para que nenhuma vacina fique para trás. Criança protegida é uma preocupação a menos para os pais”, destacou.
Documentação necessária:
Para ser vacinado, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF, cartão de vacina e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).