O final ou início do ano são momentos em que as pessoas costumam refletir sobre suas vidas e buscar mudanças. Aproveitando esse período de renovação, a campanha nacional ‘Janeiro Branco’ começa no primeiro mês do ano com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo é capaz de lidar com os estresses normais da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade. No entanto, transtornos como ansiedade, depressão e estresse têm se tornado cada vez mais comuns, afetando milhões de pessoas em todo o mundo.
A campanha, além de promover o diálogo, incentiva que o cidadão busque ajuda profissional. É um chamado para que todos reflitam sobre suas emoções, cuidem de sua mente e ofereçam apoio a quem precisa.
Pensando nisso, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Saneamento, oferece atendimento desde à Rede de Atenção Primária (Reap), que abrange as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs), até os Centro de Especialidades. “Toda a rede oferta o suporte aos pacientes com a atenção devida e uma equipe multidisciplinar, que estimula o equilíbrio emocional com atividades, além da dispersão de medicamentos para o controle dos transtornos”, admitiu a secretária da pasta, Adriana Menezes.
“A Saúde vem buscando entender a demanda das unidades, que são a linha de frente, para que a gente possa dar vazão, entendendo como é o funcionamento de toda a rede, criando esse matriciamento para qualificar ainda mais o atendimento”, admitiu a diretora da Atenção Especializada da pasta, Êmmely Souza.
A Importância da Saúde Mental
A campanha “Janeiro Branco” foi criada em 2014 pelo psicólogo e, atualmente, presidente do Instituto Janeiro Branco (IJB), Leonardo Abrahão, com a ideia de quebrar o estigma sobre doenças mentais e incentivar o diálogo sobre o tema, promovendo a prevenção e o autocuidado.
“É a oportunidade que a pessoa tem de começar uma nova história, como se fosse uma folha em branco. É importante, nesse período, se priorizar, fortalecer novas relações, buscar o autoconhecimento, para entender quando é preciso o auxílio profissional”, relatou Yamani Ferreira, coordenadora assistencial do Caps Usuário Janser Carlos de Oliveira Castro, que tem cerca de 1.400 pacientes cadastrados.
Em 2025, o tema da campanha é ‘O que fazer pela saúde mental agora e sempre’, reforçando a importância de desenvolver a saúde mental de maneira plena, com foco no autocuidado, no acolhimento emocional e na valorização da saúde psicológica. “O psicólogo tem a função de escutar, acolher, e analisar junto do paciente a situação, com olhar humano, mostrando ao usuário que tudo na vida tem um porquê”, admitiu Flávia Grasiela Barbosa.
Todos os Caps de Socorro são classificados como tipo 2, que corresponde ao número de habitantes do município, que deve ter entre 70 a 200 mil. Atualmente, segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2022, em Nossa Senhora do Socorro, existem 192.330 pessoas.
De acordo com a secretária da Saúde e do Saneamento, Adriana Menezes, além do serviço municipal, existem parcerias firmadas com as urgências psiquiátricas do Estado, a exemplo do Hospital São José, para oferecer a atenção devida à população. Além disso, já existe a discussão de “dois projetos para ampliar dois novos Caps no município, porque, infelizmente, tem uma procura grande, principalmente no período pós-pandemia, e com as novas estruturas, qualificamos o atendimento de toda a população com o serviço”, admitiu.
Conforme informações da Secretaria da Saúde, o município conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre eles, Usuário Janser Carlos de Oliveira Castro (Marcos Freire I), Rogalício Vieira da Silva (Parque dos Farois), Infanto Juvenil São Domingos Sávio (Marcos Freire II), AD Ana Pitta – Álcool e Drogas (Marcos Freire I).
“Nosso perfil é de usuários acima dos 18 anos, com transtornos graves, severos e persistentes. Após dar entrada na nossa rede, esse paciente é acompanhado diariamente por uma equipe multidisciplinar, composta por 25 profissionais, trabalhando em cima do quadro dos pacientes, promovendo essa melhora”, disse Yamani Ferreira, sobre o acolhimento na unidade psicossocial do Marcos Freire I.
Fluxo da Rede de Atendimento Psicossocial
De acordo com a secretaria, o atendimento nas unidades acontece de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. O paciente com transtorno mental leve é acompanhado no posto de saúde, moderado, no ambulatório de psiquiatria, dentro dos Centros de Especialidades que possuem psiquiatra e psicólogo, já os pacientes com transtornos graves e severos são atendidos nos quatro Caps, de acordo com a especialidade.
Ações
Nos dias 22 e 23 deste mês, o Caps Usuário Janser Carlos de Oliveira Castro realizará duas ações com o objetivo de promover a saúde mental. No dia 22, a partir das 9h, no Shopping Prêmio, localizado no Marcos Freire I, a programação incluirá musicoterapia, palestra com o tema: ‘Cuidando agora e sempre da comunidade de Socorro’ e distribuição de panfletos informativos sobre a campanha ‘Janeiro Branco’.
Já no dia 23, a partir das 8h30, usuários da unidade e técnicos se unirão à comunidade para participar de uma blitz de trânsito, que ocorrerá no estacionamento da unidade. A ação contará com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) do município e envolverá abordagens aos condutores. Além disso, haverá atividades de musicoterapia, alongamento, com o suporte do Programa Academia da Saúde, e um momento de reflexão.
Também no dia 23 deste mês, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Socorro realizará uma ação temática voltada aos policiais da guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Distrito Industrial. A atividade acontecerá das 8h às 10h e incluirá uma palestra, além de sessão de ginástica laboral com psicóloga, enfermeiras e fisioterapeutas do Cerest.