A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promove nesta sexta-feira (17), as matrículas on-line de alunos atípicos que irão integrar a rede municipal de ensino. O dia é apenas para matrícula desse público específico, que está entrando pela primeira vez na escola ou que esteja migrando de outra rede, seja municipal (de outras cidades), estadual, federal ou particular.
Com o objetivo de garantir que os pais ou responsáveis consigam o acesso desses alunos às vagas disponibilizadas na rede municipal, a Diretoria de Educação Especial e Inclusão oferta suporte, na sede da Secretaria Municipal da Educação, para a efetivação da matrícula on-line.
“A matrícula da Educação Especial está acontecendo em um dia que é somente para os alunos que têm algum tipo de transtorno ou deficiência. Apesar de ser on-line, estamos ofertando também um suporte, porque às vezes essas mães não tem internet, não tem computador, então estamos aqui para facilitar esse acesso a vaga desse aluno, que também tem prioridade”, explica a diretora de Educação Especial e Inclusiva, Daise Tavares.
A dona de casa, Cleia Santos de Jesus, é mãe do pequeno Kaleb Vinícius Santos, 4, que possui transtorno do espectro autista (Tea) e iniciará sua jornada estudantil no ano letivo de 2025. Com dificuldade de encontrar suporte na comunidade para efetivação da matrícula on-line, ela buscou apoio na sede da Secretaria Municipal da Educação. “Eu achei muito maravilhoso, porque onde eu moro estão cobrando pra fazer a matrícula. E eu mesma não sei mexer. É bom pras mães que não tem acesso à internet, e não tem suporte, aqui eles orientam a gente. Eu achei maravilhoso”, diz a dona de casa, moradora do bairro João Alves.
Já a dona de casa, Joana D’Arc, moradora do conjunto Fernando Collor, explica que o pequeno Wendel Henrique, 8, é autista e hiperativo. Ele está saindo da rede particular para integrar a rede municipal de ensino. “Pra mim foi importante, porque às vezes a gente corre em uma escola, eles mandam entrar na internet e aqui eles já ajudam com o suporte deles. Foi algo muito oportuno”, afirma.