Na manhã desta segunda-feira (20), o secretário municipal da Administração, Thiago Gomes, recebeu em seu gabinete os representantes do Sindicato dos Professores (Sintese) para uma reunião, a fim de buscar alternativas para facilitar e modernizar o processo de entrega da “Declaração de dois vínculos”, obrigatória para os professores que possuem mais de um vínculo trabalhista. A declaração é necessária para que na soma de todos os salários não aconteça recolhimento acima do teto profissional junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Após a reunião, o secretário da Administração reafirmou o compromisso da gestão municipal em garantir os direitos dos servidores, além salientar que a as portas estão sempre abertas ao diálogo com todos os sindicatos. “Nosso principal interesse em ouvir as categorias é resolver quaisquer problemáticas que envolvam os servidores do município. Quanto a essa declaração de dois vínculos já estamos em comunicação com a nossa Procuradoria, a fim de buscar a melhor solução para garantir que essa entrega da documentação seja realizada da melhor forma possível. Nosso intuito é atender essa reivindicação para que eles não precisem vir até a Prefeitura mensalmente para apresentar essa declaração, modernizando esse serviço. Vamos oficializar esse pedido hoje e vamos aguardar a resposta técnica de como devemos proceder”, afirma Thiago.
A representante do Sintese, Adenilde Dantas, avaliou a reunião como muito positiva e se mostrou confiante no atendimento da solicitação apresentada pelo sindicato. “Viemos tratar da entrega da declaração de dois vínculos, a qual os professores têm direito, a exemplo também de servidores da saúde e da assistência social. Nossa reivindicação hoje foi para que possamos apresentar essa declaração de forma virtual, sem a necessidade de estar aqui presencialmente. Outro ponto que solicitamos foi um prazo maior para realizar essa declaração, para que ela deixe de ser mensal e passe a ser anual ou semestral.Saímos daqui hoje extremamente satisfeitos com o andamento da conversa, pois percebemos essa vontade da gestão em resolver as questões que trouxemos”, garante.