Os professores da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro participaram de uma capacitação intensiva promovida pelo Instituto Alfa e Beto, voltada para as turmas do Pré-Escola II (crianças de cinco anos) e do primeiro ano do Ensino Fundamental. Realizada de 13 a 15 de março, a formação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o objetivo de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo a alfabetização desde os primeiros anos escolares.
A proposta pedagógica apresentada pelo Instituto Alfa e Beto é baseada em evidências científicas sobre os métodos mais eficazes para a alfabetização. Durante os três dias de imersão, os educadores foram orientados sobre técnicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, além de reforçar a importância de um ensino estruturado e consistente para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas no ciclo correto.
A coordenadora de Formação Continuada da Semed, Andreza Mattos, destacou o impacto positivo da formação para a rede municipal. “Nosso compromisso é aplicar o que aprendemos enquanto gestão, monitorar os avanços dos alunos e fortalecer cada vez mais a parceria entre coordenação e professores para garantir que a alfabetização aconteça de forma plena e significativa. Tenho certeza de que veremos avanços concretos na aprendizagem de nossas crianças”, afirmou.
O coordenador pedagógico dos anos iniciais, Eliel Bomfim, reforçou o papel estratégico do projeto para mudar o cenário educacional do município. “Quando nos apropriamos do material e da metodologia do programa, percebemos, além das evidências científicas, os resultados que podemos alcançar para mudar o quadro atual da nossa rede de ensino. Sabemos que algo novo pode causar um desconforto inicial, mas, com o tempo e a familiarização, a visão sobre a alfabetização na educação socorrense será transformada. Precisamos garantir que nossas crianças sejam alfabetizadas dentro do ciclo, para evitar que cheguem ao Ensino Fundamental II sem estarem plenamente alfabetizadas, como aconteceu nos últimos anos”, reforçou.
Metodologia estruturada e baseada em evidências
O Instituto Alfa e Beto desenvolve programas de alfabetização baseados na ciência cognitiva da leitura, com métodos testados e comprovados para o aprendizado eficaz. O coordenador do Instituto, Fabio Juvenal da Silva, explicou que o foco é garantir que o processo de ensino ocorra de forma integrada e eficiente.
“Entendemos que a transformação na educação ocorre com a união de esforços da sociedade, apoiada por informação e conhecimento. O programa de pré-escola é todo estruturado, organizado por semanas, com objetivos, áreas e habilidades específicas para cada criança. Já o programa de alfabetização segue uma proposta pedagógica baseada na ciência da leitura, priorizando o desenvolvimento de competências que permitam à criança ler e escrever com autonomia”, afirmou Fabio Juvenal.
A capacitação faz parte de um conjunto de iniciativas da gestão municipal para qualificar o ensino na rede pública. Além do projeto Alfa e Beto, os professores de Socorro já foram beneficiados por outras formações, como o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), idealizado pelo Governo Federal. A expectativa é que o fortalecimento das práticas pedagógicas resulte em uma geração de alunos mais preparada e com bases sólidas em leitura e escrita.
Ampliação do conhecimento
Ciente da importância dessa formação, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro também promove nesta segunda-feira (17) a capacitação para gestores escolares (diretores e coordenadores), com o compromisso da educação de qualidade, oferecendo suporte técnico e metodológico para que os professores tenham as ferramentas necessárias para garantir o sucesso dos alunos na alfabetização.