Após 30 dias de atividades, os participantes do Qualifica Socorro — iniciativa da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro que oferece capacitação gratuita e prepara os moradores do município para o mercado de trabalho — já sentem os resultados do aprendizado. O programa, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Emprego (Setrab), foi lançado em fevereiro e atraiu grande adesão da população, oferecendo uma oportunidade concreta para o fortalecimento da empregabilidade e o desenvolvimento de novos negócios.
Entre os beneficiados está Apolo Santos, aluno do curso de Elétrica Industrial, que vê na capacitação uma chance de conquistar o primeiro emprego. “O aprendizado é muito bom porque a gente entra nessa área de elétrica industrial e almeja novas possibilidades. Esse será o meu primeiro trabalho, por isso acho muito importante me capacitar e buscar o primeiro emprego. Quando terminar o curso, também pretendo fazer outros, como o de predial residencial, para fortalecer ainda mais o conhecimento”, destacou Apolo.
Quem também está otimista é Antônio Cláudio Maia, aluno do curso de Auxiliar de Padeiro. Ele elogiou o trabalho da professora Thaís Barbosa e destacou o impacto que o programa pode ter na região. “Eu tenho esperança de estar inserido em alguma empresa, porque aqui em Socorro tem uma demanda muito grande e eu já tenho experiência. Foi um movimento importante trazer essas carretas para cá. Espero que futuramente apareçam outras e que muitas pessoas aqui da região possam ter a oportunidade de fazer novos cursos”, afirmou.
A professora Thaís Barbosa, que conduz parte das capacitações, reforçou o papel transformador do programa para a economia local. “Já é a segunda vez que venho a Socorro e sempre sou bem recebida. Fico feliz porque vejo que as pessoas realmente querem aprender e ter a oportunidade de abrir um negócio, de ampliar o conhecimento. Isso é significativo para a promoção de novos empreendimentos, com mais geração de renda e fortalecimento da economia local”, explicou Thaís.
Inspirando futuros profissionais
O impacto do Qualifica Socorro vai além da capacitação técnica. O professor João Gonçalves é um exemplo de como o aprendizado pode transformar vidas. Em 2008, ele participou de um curso de jovem aprendiz na área de confecção e, mais de uma década depois, voltou como instrutor, transmitindo seu conhecimento a novos profissionais. “Fui jovem aprendiz e hoje é gratificante mostrar aos meus professores que a gente pode somar na vida das pessoas. Vir para cá, atender o município de Socorro e ver pessoas que nunca pegaram em uma máquina se descobrindo e talvez encontrando o seu próprio negócio é muito gratificante”, afirmou João.
A estudante Rosimeire de Jesus, do curso de Confecção de Lingerie e Moda Praia, reforçou a importância da capacitação para quem busca uma nova perspectiva profissional. “É um curso profissionalizante e tem uma carência grande em Nossa Senhora do Socorro. Para quem ainda não se inscreveu, eu recomendo, porque o curso é muito proveitoso. Em alguns dias estarei formada e isso é muito gratificante”, afirmou Rosimeire.
O programa também abre portas para o empreendedorismo, como destacou Augusto Bonfim, aluno do curso de Mecânico de Manutenção de Motocicletas. “Recomendo demais o curso para qualquer pessoa. Ele abre possibilidades no mercado de trabalho e gera a chance de ter profissionais abrindo o próprio negócio, garantindo sucesso na carreira”, ressaltou Augusto.