Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Identificação de Sergipe, através de Termo de Cooperação, disponibiliza aos cidadãos socorrenses o serviço de emissão do documento de identidade. Responsável pela emissão da Carteira Nacional de Identificação (CIN), o instituto vai além da simples produção de um documento, atuando como um verdadeiro guardião da individualidade e um facilitador do acesso a serviços essenciais.
Localizado no Shopping Prêmio, bairro Marcos Freire I, o posto de atendimento do Instituto de Identificação atende diariamente mais de 150 pessoas, das 7h às 17h30, ofertando uma gama de serviços que impactam diretamente a vida da população, desde o recém-nascido até o cidadão idoso. A emissão da primeira e da segunda via da CIN garante o reconhecimento legal do indivíduo, sendo fundamental para matrícula em escolas, acesso a serviços de saúde, participação em programas sociais, abertura de contas bancárias, votação e inúmeras outras atividades cotidianas.
De acordo com o chefe de Atendimento do posto do Instituto de Identificação de Socorro, Deny Magalhães de Oliveira, a missão do órgão é garantir que cada cidadão tenha sua identidade civil reconhecida de forma ágil e segura, facilitando o seu acesso a todos os direitos e serviços que lhe são devidos. “Todo treinamento é ofertado pelo Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), de maneira padronizada para todo estado. Essa atuação integrada ajuda a realizar todo processo de forma ágil. São cerca de 30 dias para a entrega dos documentos, garantindo que os cidadãos sejam atendidos no menor espaço de tempo possível e com precisão de dados e identificação”, explica.
Agendamento
Os agendamentos também são feitos de forma totalmente virtual, garantindo que os cidadãos só precisem comparecer de forma presencial no momento do seu atendimento. “O agendamento é gratuito e pode ser realizado por qualquer pessoa no site da SSP. Na parte superior do site, há um banner, basta clicar e seguir o passo a passo para efetuar o agendamento. As vagas são liberadas sempre às segundas e quintas-feiras, a partir das 12h, e em uma quantidade muito boa. São 140 vagas de agendamento por dia, mas sempre atendemos cerca de 160, devido aos casos de atendimento preferencial que chegam, a exemplo de idosos, crianças até dois anos, pacientes oncológicos, pessoas com deficiência, autistas, etc”, comenta Deny.
Emissão gratuita
Com as atualizações realizadas, o antigo Registro Geral (RG) mudou para Carteira de Identificação Nacional. Na carteira, não consta mais o antigo número de RG, apenas o número do CPF, garantindo uma identificação nacional ao cidadão. Ou seja, quem tiver ainda a antiga versão do documento, pode solicitar a nova de forma totalmente gratuita. “Basta agendar pelo site e vir até o instituto para emitir o documento. Porém, aqueles que já emitiram essa nova versão, mas a perderam ou danificaram, precisam pagar uma taxa que custa entre R$ 15 e R$ 25”, complementa Deny Magalhães.