O município de Nossa Senhora do Socorro está vivendo um novo tempo na educação. Na manhã desta sexta-feira, 21, o prefeito Samuel Carvalho, entregou a revitalização do anexo da Escola Municipal Padre Pedro, localizado na avenida A, nº 37, bairro Albano Franco. A unidade conta com seis salas de aula, todas climatizadas e equipadas para receber os alunos de forma digna, garantindo o conforto e a qualidade do ensino para as mais de 150 crianças que serão acolhidas na unidade.
Na ocasião, Samuel ressaltou o compromisso firmado com os socorrenses e afirmou que esse é só o começo da transformação pela qual o município vai passar. “Estamos reconstruindo a educação de Socorro, revitalizando as escolas, equipando cada uma delas para receber nossos alunos e assim zerar a fila de cadastro reserva. O anexo da Escola Municipal Padre Pedro conta com ensino integral, do segundo ao quinto ano. Esta é a terceira entrega da semana e não poderíamos estar mais felizes com esse resultado em tão pouco tempo de gestão”, declarou.
O gestor afirma ainda que chegou na Prefeitura e encontrou mais de 2.000 mil crianças sem acesso à educação, mas que agora já está caminhando a passos largos para resolver essa situação. “Com essa entrega de hoje, alcançamos a marca de 1.250 vagas ofertadas, ou seja, mais da metade dessas crianças passarão a ter acesso à educação básica, um direito que é deles. Tenho certeza que em novembro o quinto ano vai dar um show na nota do IDEB e seremos referência em educação no estado de Sergipe”, afirmou.
A secretária municipal da Educação (Semed), Adriana Carvalho, expressou sua satisfação em poder entregar mais uma escola em um momento tão importante, que vai dar celeridade à fila de cadastro reserva. “Tínhamos duas mil crianças fora da escola. Quando fizemos a reunião com essas mães, me coloquei no lugar de cada uma delas e me dediquei para resolver essa situação. Uma mãe me contou que no ano passado, seus três filhos não tiveram direito à educação, mas hoje todos estão matriculados e agora podem sonhar com um futuro melhor”, contou.
Qualidade no ensino e na estrutura
A coordenadora pedagógica do Anexo, Acássia Maria Soares, afirmou que este novo espaço é completamente positivo para as crianças. Segundo ela, um novo ambiente colabora ativamente na aprendizagem dos alunos. “Estou muito feliz com esse momento, porque o bairro Albano Franco não tinha escola, e agora temos isso. Hoje, estamos aqui como sede própria. A comunidade foi beneficiada e os pais também, porque vão trabalhar e poder deixar seus filhos perto de casa. Temos tudo que uma escola necessita, tudo em perfeito estado.
O secretário municipal da Infraestrutura (Seminfra) de Socorro, Rosman Pereira, deu detalhes sobre como a obra foi realizada e sobre como isso refletirá positivamente na educação das crianças. “Quando assumimos a gestão, em janeiro, essa reforma estava completamente parada, estava abandonada. Fizemos o planejamento e em aproximadamente 40 dias já estávamos trabalhando a todo vapor. Fizemos o reparo do telhado, refizemos a parte elétrica para que pudéssemos instalar o ar-condicionado, pintamos toda estrutura, refizemos a drenagem e esgotamento sanitário, tudo isso para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e de toda comunidade escolar”, completou.