A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) de Nossa Senhora do Socorro disponibilizou um ponto de coleta de pilhas usadas para descarte adequado do material. O Papa-Pilhas foi instalado na sede da Sema, localizada na avenida Raymundo Juliano, nº 2445, Marcos Freire I. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental e a destinação correta de resíduos.
Atualmente, o ponto de coleta está disponível apenas na sede da Sema, mas o secretário da pasta, Allan Fontes, conta que o projeto poderá ser expandido para outras secretarias municipais e pontos estratégicos da cidade. “A gente pode avançar esse projeto para alguns locais específicos, inclusive secretarias municipais, onde há muita movimentação e fácil acesso para a população, além de áreas que gerem um maior volume de resíduos,” destacou Allan.
Além de pilhas, a Sema também recebe óleo usado e materiais eletrônicos para descarte. A iniciativa visa reduzir os impactos ambientais e os custos com o tratamento de resíduos. “A partir do momento que a gente descarta resíduos em locais ambientalmente adequados, a gente diminui o impacto no solo, previne danos ao meio ambiente e elimina gastos públicos acima do previsto, já que o material será destinado diretamente para locais de beneficiamento,” explicou o secretário.