A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dará início, na próxima segunda-feira (7), a duas importantes estratégias de vacinação: contra a Influenza e o Papilomavírus Humano (HPV). O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, proteger a saúde da população e garantir a imunização contra doenças que podem causar complicações graves, especialmente nos grupos mais vulneráveis.
As vacinas estarão disponíveis em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h. As UBSs Tancredo Neves, no bairro João Alves Filho, e Eduardo Vital, no Jardim, que já contam com atendimento ampliado, seguirão até as 19h para a vacinação, a fim de melhor atender à população.
De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Rani Kelle Correia, a iniciativa segue as orientações do Ministério da Saúde.
“As estratégias tem como objetivo reduzir complicações, hospitalizações e óbitos causados pelo vírus da gripe, protegendo os grupos mais vulneráveis, especialmente durante o período chuvoso, quando há maior incidência de síndromes respiratórias. Nossa meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. Contamos com a colaboração da população para atingirmos essa cobertura e garantir mais segurança para todos”, ressaltou a coordenadora.
Público-alvo
Neste ano, a vacina contra a Influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação. Podem se vacinar os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, profissionais de saúde, professores, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, forças armadas e segurança pública, além de pessoas com comorbidades e imunossuprimidos.
O Dia D de mobilização nacional está marcado para o dia 10 de maio de 2025, quando haverá intensificação da vacinação em todo o país.
Vacinação contra o HPV
Para ampliar a cobertura contra o HPV em Socorro, será realizará uma ação de resgate para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não completaram o esquema vacinal. A campanha ocorrerá de 7 de abril a 6 de julho de 2025, e a vacina contra o HPV é aplicada em uma única dose, sem necessidade de reforço. Aqueles que já foram vacinados não precisam repetir a dose.
A vacina é fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, como o câncer de colo de útero, que pode ser causado pela infecção persistente por alguns tipos do vírus.
Contraindicações
A vacina contra a Influenza é contraindicada para pessoas com febre ou diarreia no momento da aplicação. No entanto, se a pessoa estiver com sintomas leves e sem febre, não há restrições para receber a vacina. Vale lembrar que a vacina da gripe é anual, portanto, mesmo quem foi vacinado no ano passado precisa receber a dose deste ano.
Já a vacina contra o HPV não deve ser aplicada em pessoas com alergia grave a qualquer componente da vacina e também é contraindicada para gestantes.
Documentação necessária
Para ser vacinado, é necessário apresentar documentos pessoais (RG, CPF), cartão de vacina e cartão do SUS. Para adolescentes de 15 a 17 anos que receberão a vacina contra o HPV, é imprescindível estar acompanhado de pais ou responsáveis. A partir dos 18 anos, não é necessário ter acompanhamento.