Com a aproximação do período chuvoso e o risco de proliferação das arboviroses no município de Nossa Senhora do Socorro, a Secretaria da Educação (Semed), em parceria com as secretarias da Saúde e Meio Ambiente, realizou uma caminhada de conscientização com alunos de Escolas Municipais do bairro Parque dos Faróis, para chamar a atenção da população quanto a importância do cuidado para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Essa é a primeira das 14 ações do Programa de Saúde Escolar (PSE) que vão contemplar todas as escolas municipais do município, levando conscientizações e discutindo pautas importantes nas comunidades visitadas. “É importante conscientizar pais e alunos. Nessa primeira ação, abordamos o combate principalmente à dengue, pois estamos numa época chuvosa e pode haver uma proliferação enorme do inseto. Entre as conscientizações, falamos sobre não deixar a água parada, os lixos em locais inapropriados, para fazer a prevenção no bairro”, admitiu a coordenadora do PSE vinculado à Semed, Rebeca de Jesus.
Para a supervisora das Endemias, Izabel Maria dos Santos, essa ação intensifica a ação dos 85 agentes de endemias que já fazem esse trabalho de fiscalização e completar aos mosquitos diariamente em Socorro. “É uma ação educativa para eliminar os criadouros existentes e evitar a criação de potenciais locais de desenvolvimento do Aedes aegypti. Nessa época a proliferação é ainda mais rápida, já que temos o calor e as chuvas que empossam água, e daí vem a importância dessas orientações e ações de conscientização”, admitiu a supervisora.
A ação contou com estudantes de duas escolas municipais, a Manoel de Jesus Silva e a Mariana Prado Vasconcelos, além do grupo de desbravadores, que já atuam na região conscientizando e auxiliando a comunidade. “Já trabalhamos com crianças e comunidades nessa ação de conscientização, e estamos aqui para reforçar o apoio à ação da Prefeitura”, admitiu a diretora do Clube de Desbravadores Pesquisadores da Natureza, Patrícia Correia de Andrade.
A ação contou com a colaboração da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que orientou o trânsito e assegurou a segurança das crianças durante o percurso.
Quem também esteve presente no local, de forma lúdica, foi o Mosquitão e a Dona Água, fortalecendo o evento e chamando a atenção para o cuidado com a água. “Resolvemos alinhar a pauta de hoje com o mês de março, que é quando comemoramos o Dia Mundial da Água, reforçando a conscientização com o desperdício, mas também com o acúmulo de água parada em reservatórios, propício para a disseminação do mosquito transmissor das arboviroses. Fizemos uma sensibilização com as crianças, para confecção de cartazes”, finalizou a bióloga, Karyne Lemos.
Na quarta-feira (16), a ação acontece com alunos das escolas João Paulo II e João Vasconcelos Prado.
Na quarta-feira (16), a ação acontece com alunos das escolas João Paulo II e João Vasconcelos Prado.