Com a chegada da Semana Santa, o consumo de peixes e chocolates aumenta consideravelmente, e com ele, a preocupação com a qualidade desses alimentos. Para garantir a segurança dos consumidores, a Prefeitura de Socorro, por meio da Vigilância Sanitária, setor vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, na manhã desta terça-feira (15), uma força-tarefa em mais de oito supermercados da cidade.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Gabriela Souza, a ação teve caráter fiscalizatório e educativo. “Visitamos os estabelecimentos que comercializam pescados e chocolates para verificar procedência, validade e condições de armazenamento. O objetivo é assegurar que os produtos estejam adequados para o consumo”, explicou.
O gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária de Socorro, Sivanildo Silva, detalhou os critérios avaliados durante a fiscalização. “No caso dos chocolates, a atenção recaiu principalmente sobre a temperatura de conservação, que deve estar entre 18ºC e 24ºC, além do prazo de validade. Já para os pescados, são observados aspectos como o brilho da pele, a aderência das escamas, a coloração das guelras e a aparência dos olhos, sinais importantes para avaliar a frescura do produto”, orientou.
Aprovação dos comerciantes e consumidores
A ação foi bem recebida pelos comerciantes. Luciano Ávila, gerente de um supermercado no bairro João Alves, destacou a importância da visita. “A presença da Vigilância é sempre positiva. Eles nos orientaram sobre os cuidados com o peixe, como identificar a qualidade e possíveis alterações. Isso ajuda muito”, disse.
No Distrito Industrial, o gerente Jabson Arcanjo também aprovou a iniciativa. “Como gestor e também como consumidor, vejo a fiscalização como essencial. Ela garante que os processos estejam sendo seguidos corretamente e que os produtos estejam dentro dos padrões exigidos por lei”, observou.
Os consumidores também demonstraram confiança na atuação da equipe. O aposentado Antônio Carlos dos Santos, que estava fazendo suas compras para o Domingo de Páscoa, elogiou a presença dos fiscais. “É ótimo ver a Vigilância por aqui. Eles observam tudo com atenção, o que nos dá mais segurança na hora de comprar. Esse trabalho é fundamental”, contou.
Já Manoel Vieira, também aposentado e morador do bairro Lamarão, contou que saiu de casa para comprar peixe em um supermercado do bairro João Alves e aprovou a ação. “Algumas vezes, os mercados deixam a desejar, mas hoje está bom. O trabalho da Vigilância é excelente. Sempre eles estão por aqui verificando as mercadorias que são ofertadas para os clientes. A visita de vocês, eu aprovo sempre”, afirmou.