Abril Azul: Saúde de Socorro realiza blitz educativa pela conscientização do autismo
O objetivo da ação foi promover informação, empatia e respeito à neurodiversidade
Em alusão ao ‘Abril Azul’, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta quarta-feira (16), uma blitz educativa no bairro Marcos Freire II, em frente ao Fórum Desembargador Pedro Barreto de Andrade. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (Semcult) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
O objetivo da ação foi promover informação, empatia e respeito à neurodiversidade. A blitz educativa integra uma série de atividades promovidas ao longo do mês de abril com foco na inclusão, combate ao preconceito e valorização da diversidade. De acordo com a diretora da Rede de Atenção Especializada do município, Êmmely Souza, a proposta foi sensibilizar a sociedade e fortalecer políticas públicas de inclusão.
“A Saúde está presente e preparada para acolher o público atípico. Oferecemos atendimento especializado nas unidades de saúde, além de encaminhamento para profissionais da nossa Rede multiprofissional. Também contamos com o Centro de Referência Psicossocial (Caps) Infanto-Juvenil São Domingos Sávio, no Marcos Freire II, que presta um cuidado contínuo e humanizado para crianças e adolescentes com TEA grave e persistente”, salientou.
Durante a abordagem, motoristas e pedestres receberam orientações sobre o transtorno e a importância de um olhar mais acolhedor no convívio social. Para o motorista de aplicativo Paulo Thiago Rabelo, que participou da blitz, a ação teve um valor pessoal. “Tenho uma filha autista e achei excelente a proposta. É importante que mais pessoas entendam e respeitem”, compartilhou.
O vendedor Robério Souza também elogiou a iniciativa. “Achei muito bacana. O autismo não é uma doença, é apenas uma forma diferente de ver o mundo. Precisamos aprender a amar o próximo”.