Um dos principais compromissos da atual gestão da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro é garantir cada vez mais segurança à população. Diante disso, a Guarda Municipal de Socorro (GMS) tem dado um importante passo com a expansão do seu sistema de videomonitoramento. Atualmente, a GMS conta com aproximadamente 850 câmeras estrategicamente instaladas em mais de 125 prédios públicos, incluindo terminal de integração, escolas, unidades de saúde, secretarias municipais e até mesmo no prédio da Prefeitura. Com isso, a administração alcançou a taxa de 94,7% de resolução das ocorrências.
O sistema de videomonitoramento em Socorro foi sendo ampliado para permitir que a população se sinta mais segura em transitar pela cidade, sobretudo nos prédios e espaços públicos. De acordo com o diretor de Inteligência da Guarda, Anderson Santos, a meta é futuramente viabilizar uma forma de fazer a muralha digital, que consiste em monitorar toda a cidade através de câmeras, identificar placas e fazer reconhecimento facial das pessoas.
“Nosso Centro de Controle Operacional (CCO) permite que tenhamos um tempo resposta mais curto, de apenas 12 minutos, ou seja, através dessa tecnologia conseguimos desenvolver melhor o serviço. O acompanhamento é feito 24h por dia, todos os dias da semana. Também contamos com um botão de emergência, onde os responsáveis podem acioná-lo, caso esteja acontecendo algo. Com isso, identificamos a região e enviamos a guarnição mais próxima até o local para averiguar a ocorrência. Com a muralha digital, isso será ainda melhor”, diz o diretor.
Segundo Anderson, os principais tipos de ocorrências que chegam até a Guarda são perturbação de sossego e violência doméstica. No primeiro trimestre, foram registradas 1.678 ocorrências, entre apreensão de arma branca e entorpecentes, que são materiais que podem trazer prejuízo para toda sociedade.
“O videomonitoramento tem se mostrado uma ferramenta essencial na proteção dos bens públicos e na segurança da população. É a tecnologia em favor da segurança. Através das imagens das câmera e com a sua expertise, o guardião vai observando onde há pessoas suspeitas, e pode verificar com a viatura mais próxima para que seja feita a abordagem policial”, explica Anderson.
A administração também conta com 950 sensores os quais detectam a presença de pessoas quando os estabelecimentos estão fechados. A partir do momento em que alguém tenta pular o muro ou abrir o portão, imediatamente as equipes são acionadas e uma sirene é ativada de forma remota no local. Se o cidadão permanecer no local, a viatura efetua a prisão.