A atual gestão da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro está focada em ampliar o acesso à cultura. Diante disso, a Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (Semcult), em parceria com a Cinear Produções, está realizando o projeto ‘Cine Sustentável na Praça’, que conta com exibição de filmes e a realização de uma oficina de fotografia para adolescentes e idosos. A oficina aconteceu na manhã desta terça-feira, 22, das 8h às 12h, e a exibição acontece à noite, a partir das 19h, na Praça da Cultura Cantor Pedro Rogério.
A secretária da Semcult, Mônica Menezes, ressaltou a importância de iniciativas como essas, que exaltam a cultura local e tornam o audiovisual um produto mais acessível. Segundo ela, a gestão municipal se somou ao projeto na parte logística. “Nosso papel foi captar o público de diferentes idades, disponibilizar o espaço e fomentar o evento, ampliando oportunidades para pessoas que talvez não tivessem acesso de outra maneira”, disse.
De acordo com Mônica, este projeto veio de Minas Gerais, por meio da Cinear Produções, a qual foi contemplada com recursos do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. “Os produtores conheceram a história de Socorro, gostaram e escolheram nosso município como protagonista dessa iniciativa. Quando abrimos as inscrições para a oficina, por exemplo, em questão de minutos já tínhamos as vagas preenchidas, isso mostra o interesse do público, então estamos trabalhando para trazer cada vez mais projeto como esse para nossa cidade”, completou a secretária.
A produtora da Cinear, empresa de audiovisual responsável pela produção do evento, Paola Coelho, explicou a metodologia da oficina de fotografia e falou sobre como vai acontecer a exibição à noite. “São quatro horas de aula, duas para a teoria e duas para testarmos na prática. Falamos sobre enquadramento fotográfico, iluminação, nitidez e depois pedimos que os alunos testem isso. Toda oficina é gravada e exibida à noite. Além disso, também temos apresentação musical, com artista local, exibimos curtas metragens e nossa maior produção, que é o longa metragem sobre a história da cidade. Essa é uma oportunidade de tornar possível o acesso à cultura do audiovisual, ampliando as expectativas do público e descobrindo novos talentos. Espero que as pessoas aproveitem”, disse.
Um dos alunos da oficina, James Silva, disse que trabalha com a internet e viu neste projeto uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, além de influenciar outros jovens que fazem parte da sua igreja para aprender também. Para ele, é muito bom ver a gestão municipal focada em ampliar projetos como esse e fomentar a produção cultural na cidade.
“Acho bastante interessante essa iniciativa, principalmente voltado para esse público de jovens e adolescentes. Eu era extremamente introvertido antes de trabalhar nesse segmento, mas hoje já não me sinto tão preso. Creio que vai ser um avanço muito grande para todo município de Nossa Senhora do Socorro. Espero que haja uma fluidez nesse projeto”, disse James.