A Defesa Civil de Nossa Senhora do Socorro apresentou, nesta quarta-feira (23), o Plano de Contingência Municipal, que tem como objetivo orientar ações em situações de riscos. Em uma reunião com a presença do prefeito Samuel Carvalho, secretários municipais e representantes da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, foram apresentados os cenários de risco do município, assim como um resumo histórico e ações de prevenção e preparação para desastres naturais.
“Para nós, da Defesa Civil, esse material é muito importante, pelo fato de que a gente se planeja diante de qualquer desastre. A Defesa Civil estará pronta, bem como todas as secretarias, mostrando uma gestão eficiente, uma gestão preparada, uma gestão que sem dúvida nenhuma vai trazer benefícios para a população”, afirmou o coordenador-geral da Defesa Civil, Stéfisson Barbosa. “Claro que existem situações que podem fugir do nosso controle, mas a gente está preparado e atento para proteger aquilo que é o nosso maior patrimônio, que é o nosso povo”, finalizou.
O prefeito Samuel Carvalho parabenizou a Defesa Civil pela iniciativa. “Prevenir é sempre melhor do que remediar, esse trabalho preventivo é fantástico e a Defesa Civil pode contar com o nosso apoio, não vamos medir esforços para ajudá-los, aqui o sentimento que prevalece é o trabalho em equipe”, afirmou, pontuando a importância da integração entre as secretarias municipais.
Durante a apresentação, imagens de desastres anteriores, ocasionados por chuvas, foram exibidas, para que todos os presentes pudessem ter conhecimento do histórico de riscos do município. “Nós temos uns históricos desagradáveis: em 2011, em 2015 e em 2019. Temos registros de inundações muito grandes lá no Parque dos Farois e na Piabeta. Hoje, nós temos problemas na Avenida Lauro Porto, lá no Santa Cecília. Para se ter noção, houve uma situação em 2011, com as fortes chuvas, que 21 casas foram destruídas e mais de 50 danificadas. Então a gente, com esse plano, pode prevenir de que isso aconteça”, explicou Emerson Morais, coordenador técnico da Defesa Civil.
O Plano de Contingência Municipal será, ainda no mês de abril, disponibilizado ao público, através de publicação no Diário Oficial do município, para que a população tenha acesso às informações, sabendo como agir em situações como enchentes e alagamentos.