As ruas 26, 27 e A12, no bairro Marcos Freire I, vão finalmente ganhar cara nova. As obras de recuperação do asfalto e revitalização da iluminação pública começaram nesta quarta-feira (7), após assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Samuel Carvalho. A novidade animou os moradores, que esperavam por essas melhorias há anos e agora sonham com um bairro mais seguro, iluminado e bem cuidado.
“Essa revitalização só vai melhorar e trazer benefícios. Era uma demanda antiga, eu moro aqui há mais de 30 anos e nunca vi um olhar zeloso para esse local. Aqui é muito escuro e essas obras vão trazer mais segurança”, comemorou Isabel Virgínia Nascimento, moradora da região.
E segurança é justamente a palavra de ordem por lá. Por conta da escuridão, os relatos de assaltos são frequentes, tanto com moradores quanto com trabalhadores que passam pela área. A comerciante Ana Cristina Silva, que já instalou refletores em frente à sua mercearia para ajudar quem circula pela região, acredita que as novas luzes vão fazer a diferença.
“Isso aqui é muito perigoso. Tem um espaço que dizem que é uma praça, mas não tem iluminação e é propício para os assaltantes. Colocar mais iluminação é providencial e necessário. Instalamos luz solar no estabelecimento para economizar e diminuir os riscos. Acredito que essas obras vão ser muito importantes”, destacou dona Ana.
Na prática, a mudança vai ser grande: serão 45 lâmpadas trocadas por novas de LED e 35 luminárias serão instaladas, iluminando áreas antes abandonadas. Já as ruas vão deixar para trás os buracos que dificultavam a vida de motoristas e pedestres. O asfalto será completamente renovado — primeiro, com a retirada do antigo (fresagem), e, depois, com aplicação de uma nova camada mais resistente.
Moradora da rua 27, dona Iolange Vieira de Matos, sabe bem o quanto os buracos causavam transtornos. “Nunca existiu um prefeito que olhasse para essas ruas. Eu já caí duas vezes, quebrei o braço em dois lugares. Agora nós podemos acreditar que vai melhorar. Que vamos morar em um local adequado para todos trafegarem”, desabafou.
A expectativa é que a revitalização traga mais qualidade de vida e valorize o bairro. “Espero que esse ano o prefeito olhe pelo povo. Temos muitas idosas e pessoas com deficiência aqui, e essa obra vai facilitar muito nosso deslocamento. Um bom recapeamento é uma necessidade, e tenho certeza que nossas vidas vão melhorar”, reforçou Valéria Vieira, que mora na localidade há anos.