No sábado, dia 17, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Transformação Digital (Sepland), realiza a Conferência Municipal das Cidades. O evento acontecerá no Centro de Excelência Neuzice Barreto, das 8h às 17h30, e tem como principal objetivo contribuir para a construção de políticas públicas que garantam um desenvolvimento urbano sustentável, cidadania e justiça social.
A secretária da Sepland, Camila Godinho, explica que a cada quatro anos acontecem ciclos de conferências, onde os municípios realizam um processo de escuta com a população, leva para a esfera estadual e em seguida para a nacional. Segundo ela, isso é feito em todas as áreas, então está tendo conferência da área ambiental, gênero, raça e conferência das cidades.
“É um processo para pensar políticas públicas para a melhoria das cidades. Que tipo de lei, tipo de política pública, incentivo financeiro ou de recurso é importante ter para municípios como Socorro, no âmbito federal. Mais recursos para pavimentação, mais recursos para estruturação de distritos econômicos, é esse tipo de sugestão que pode acontecer dentro das conferências, lembrando que é um fluxo que vai até o Governo Federal”, explica Camila.
De acordo com Camila, é na Conferência Municipal que acontece o processo de votação de delegados, onde serão eleitos representantes de Nossa Senhora do Socorro que vão para a Conferência Estadual e lá serão eleitos os representantes de Sergipe para a Conferência Nacional. “Apesar de falar de Socorro, temos que lembrar que estamos fazendo essa conexão com o Governo Federal, que o que estamos construindo aqui vai ser utilizado para gerar política pública para o Brasil inteiro”, afirmou.
Programação
A Conferência Municipal das Cidades contará com uma programação especial durante todo o dia, das 8h às 17h30. O tema central será “Construindo cidades com Desenvolvimento Urbano Sustentável, Cidadania e Justiça Social”. Entre os temas predeterminados, estão: sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; política de habitação e regularização fundiária; gestão da região metropolitana e política de de mobilidade urbana; controle social e gestão democrática das cidades; política de saneamento básico; segurança pública e enfrentamento do controle armado dos territórios populares.
Quem conduzirá a palestra magna será a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e da Residência HabCidade da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sarah França.
8h - 8h20 - Credenciamento/acolhimento
8h20 - 8h50 - Abertura oficial
8h50 - 9h30 - Palestra Magna
9h30 -10h - Leitura e aprovação Regimento Interno
10h - 13h - Grupos temáticos de discussão
13h - 14h - Almoço
14h - 15h30 - Eleição de Delegados
15h30 - 16h30 - Plenária Final
16h30 - 17h - Coffee Break
17h - 17h30 - Encerramento