Neste sábado (17), a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Transformação Digital (Sepland), realizou a 1ª Conferência Municipal das Cidades, que teve como tema central “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O principal objetivo do evento é pensar políticas públicas para a melhoria do município, pensando em propostas que possam ser implementadas a nível nacional.
“Este é um momento muito especial e importante para o nosso município, onde estamos tendo a primeira conferência da nossa cidade. Hoje, escolhemos delegados para representar Nossa Senhora do Socorro na etapa estadual e depois na etapa nacional. Este é um momento de escuta ativa, pois é assim que se faz uma gestão moderna e eficiente. Já tínhamos feito isso, ano passado, através do projeto 'Construindo o Amanhã', ouvindo a população que está na ponta e realmente conhece as problemáticas de cada região. Parabéns a toda equipe do planejamento, que está dando um verdadeiro show na realização desse evento”, destacou o prefeito de Socorro, Samuel Carvalho.
A secretária municipal da Sepland, Camila Godinho, explicou que a conferência está dividida em seis eixos temáticos. Segundo ela, foram discutidos temas como habitação, segurança, mobilidade urbana, sustentabilidade, temas que perpassam pela vida nas cidades.
“A demandas e propostas apresentadas aqui, serão levadas para a etapa nacional, que será realizada em Brasília, no mês de setembro. Estamos contribuindo para um processo que é nacional, construimos políticas públicas pensando na realidade de Socorro, uma cidade de 200 mil habitantes, com todas as nossas complexidades, e o que a gente propor aqui pode virar uma lei, uma política pública, ou um projeto que vá favorecer outras cidades como a nossa. Tivemos a abertura e em seguida nos dividimos em eixos temáticos”, detalhou Camila.
O secretário estadual do Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira, foi um dos convidados para compor a mesa de debates durante a abertura do evento. “Eu me somo aqueles, sobretudo a secretária Camila, que ressaltam e reconhecem esse momento de conferência. É aqui que conseguimos executar coisas de impacto social, que são responsabilidade do poder público, políticas que atendem o cidadão. Promover espaços de escuta é fundamental para que os poderes tenham segurança para ir ao encontro das pautas que realmente vão beneficiar a população”, disse o gestor.
Escuta ativa
Para o diretor de alternativas penais de Sergipe, Roberto Figueiredo, contou que levou propostas que visam fortalecer a sensação de pertencimento social, o resgate e o protagonismo da comunicação na segurança pública. Para ele, este é um evento fundamental para a construção de projetos que podem mudar a realidade das comunidades.
“Nossa proposta é a criação de um centro comunitário de justiça restaurativa, onde vai ser feito o diálogo entre os órgãos interestaduais, trazendo sobretudo uma justiça cidadã, protagonizado pela própria comunidade. Esta é uma iniciativa maravilhosa, excelente. O município de Socorro está de parabéns, porque é um evento extremamente importante, onde a população pode ser ouvida e suas propostas podem ser levadas para outras realidades no país”, completou Roberto.
Representante do Movimento Organizado do Trabalhadores Urbanos (Motu), Kelvin Alves, disse que os membros do movimento estão sempre acompanhando as etapas das conferências das cidades em Sergipe. Ele conta que os membros se organizaram para levar pautas das comunidades que são beneficiadas pelo movimento.
“A ocupação ‘Novo Amanhecer’ é um exemplo de comunidade aqui representada. É uma das ocupações mais antigas, com 14 anos, mas também temos outras mais recentes, como a ocupação Carolina Maria de Jesus, que completou um ano. Então, estou aqui trazendo demandas dessas ocupações urbanas para pensar solução para os problemas das pessoas. Uma das demandas é a regularização de terrenos e retomar alguns processos de habitação em Nossa Senhora do Socorro”, contou Kelvyn.