A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro tem intensificado as ações preventivas para mitigar os impactos das chuvas e elevar a capacidade de resiliência da cidade frente aos eventos adversos. As secretarias estão alinhadas, trabalhando em cima do Plano de Contingência Municipal elaborado pela atual gestão. Atuam em parceria as Secretaria Municipais de Serviços Urbanos (Semsurb) e da Defesa Social (Semdes), além da Defesa Civil e da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra).
O secretário municipal da Semsurb, Alcides Junior, conta que a pasta tem atuado a partir de um cronograma predefinido, fazendo a limpeza dos canais. “Estivemos no Santa Cecília, alargamos o canal que era bem estreito e não dava vazão à água. Já limpamos quatro canais do Jardim, estamos atuando no Parque dos Faróis, Marcos Freire e adjacências. São 14 canais ao todo, e todos estão na programação de limpeza e desobstrução, é um ciclo contínuo para evitar problemas durante as chuvas. Também é importante que a população não jogue lixo em lugares inadequados, sobretudo nos canais, que alguns contam com bueiro e isso pode dificultar ainda mais”, afirma.
O coordenador da Defesa Civil, Stéfisson Barbosa, diz que o município de Socorro possui três áreas que são constantemente monitoradas: Parque dos Faróis, Piabeta, Jardim e Santa Cecília. “Desde o início do ano, estamos monitorando de perto todas as áreas de risco. Fizemos o recadastramento de todos os pontos de alagamento do nosso município na primeira semana de gestão, alguns já foram resolvidos e outros estão em andamento. No Santa Cecília, conseguimos, com a limpeza dos canais, amenizar, de forma paliativa. Ainda precisamos fazer mais, mas estamos buscando soluções a longo prazo”, explica.
O secretário da Seminfra, Rosman Pereira, explica que a pasta fica responsável pela desobstrução da rede de drenagem. “Identificamos obstrução das galerias de drenagem, bem como saturamento, quando a manilha acaba cedendo e perde a vida útil, afundando o solo. Quando acontece isso, há uma obstrução natural e a água fluviais deixam de escoar causando alagamento. Então essa é uma das coisas que estamos resolvendo, fazendo a substituição da rede de drenagem em vários pontos da cidade, que há muitos anos estava sem manutenção”, detalha o gestor.
Acione a Defesa Civil
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro segue monitorando e vistoriando as áreas de risco e está à disposição da população para atender os chamados. Caso sejam observados sinais de risco, como inclinação de árvores ou postes, rachaduras, afundamento de piso ou barulhos no madeiramento do telhado, assim como qualquer outra situação de anormalidade, a população deve acionar a Defesa Civil através do número (79) 9 9803-0186.