A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social (Semdes), está realizando uma formação continuada sobre noções básicas de primeiros socorros. A capacitação é voltada para professores da rede municipal e tem como principal objetivo garantir que toda comunidade escolar esteja preparada para atender eventuais ocorrências que possam surgir dentro das escolas, cuidando das crianças e adolescentes da cidade.
O coordenador da Defesa Civil, Stéfisson Barbosa, explica que a capacitação está sendo realizada em três momentos. O primeiro momento aconteceu no último sábado, 17, o próximo será realizado dia 24, na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e o terceiro momento será realizado no dia 31 de maio, das 8h às 12h.
“Esta capacitação está sendo ministrada pelos bombeiros da Defesa Civil, voltada para professores da rede municipal e toda comunidade escolar. Desta forma, estamos efetivando a Lei Lucas em nosso município, mostrando nosso compromisso em cuidar do maior patrimônio da família, que são nossas crianças”, declarou Barbosa.
O bombeiro municipal Raphael Leonardo conta que esta é uma parceria da Defesa junto à Educação. “Esse é um serviço de muito importância para o ambiente escolar, que atende uma legislação federal, a Lei Lucas 13.722, que tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros em todo território nacional. O município está atendendo a essa legislação e toda comunidade escolar estará preparada para atender e agir em situações de urgência ou emergência”, afirmou.
Para a coordenadora da Educação Infantil de Socorro, Carla Freitas, esse é apenas o começo de uma nova realidade escolar. “Estamos levando para os nossos professores de creche mais uma capacitação sobre os primeiros socorros, que tem como principal objetivo levar informações importantes de prevenção e entender como agir em situações adversas”, disse.