A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro firmou, na manhã desta terça-feira (20), um convênio com o Sesc Sergipe para a realização do projeto ‘Sesc Saúde Mulher’ no município. A iniciativa, viabilizada por meio da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM), oferece, gratuitamente, exames de mamografia e citopatológicos, com a expectativa de realizar cerca de 600 procedimentos até o dia 29 de maio.
Os atendimentos estão sendo realizados na unidade móvel do projeto, localizada no estacionamento do Shopping Prêmio, no bairro Marcos Freire I. Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacinação. O funcionamento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h30, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.
O prefeito Samuel Carvalho comemorou a assinatura do convênio e o início dos atendimentos. “Com esta parceria, conseguiremos atender centenas de mulheres, prevenindo o câncer de mama e de colo de útero. Cuidar da saúde da mulher é uma prioridade da nossa gestão, e sabemos que a prevenção salva vidas, por isso é tão importante a realização de ações como essa, aproximamos os serviços de quem mais precisa, com dignidade e respeito”, relatou o gestor.
“O convênio que o nosso prefeito está assinando hoje com o Sesc tem a intenção de cuidar das mulheres do nosso município, que é esse o nosso foco. Agradeço ao Sesc pelo cuidado com as mulheres, e, especialmente, as mulheres do nosso município, que hoje estão sendo contempladas com esses exames. Nosso objetivo é acolher, cuidar e proteger”, disse a secretária da SEPM, Maria da Taiçoca.
As moradoras que buscarem os serviços da carreta do ‘Sesc Saúde Mulher’ serão recepcionadas com uma estrutura moderna e capacitada, como explicou a coordenadora do programa Saúde do Sesc, Tereza Romeiro. “Nós temos dois consultórios, um realiza exames de citologia e o outro realiza exames de mamografia, e diariamente, para cada exame, atendemos 32 pacientes. Após finalizar esses atendimentos, voltamos para o município, diretamente para a Secretaria da Saúde, para poder fazer a entrega dos resultados dos exames. Nós já trazemos para o município todos os resultados planilhados, identificados, para que o município possa conduzir essa mulher, caso algum exame tenha dado um resultado alterado”, explicou.
Maria Auxiliadora Rufino, moradora do bairro Albano Franco, foi uma das primeiras a chegar para a realização dos exames e relatou satisfação em poder cuidar da saúde de forma facilitada através do projeto. “Eu vou fazer a mamografia hoje e fiz o agendamento para fazer o de lâmina amanhã. A gente precisa muito, sabe? Porque é um custo e nós, que somos assalariados, estamos tendo a oportunidade de fazer gratuitamente um exame que previne, porque a gente nunca sabe, e se detectar algum problema, já vamos fazer o acompanhamento médico”, relatou.
Prevenção foi a palavra de ordem entre as mulheres presentes neste primeiro dia. Zélia Nunes, moradora do bairro Fernando Collor, ficou contente com a iniciativa. “Eu vou fazer a mamografia e o exame de lâmina, e eu procurei aqui porque a doença é silenciosa, e quando a gente vê, ela vem já vem extravasando, então tem que procurar, principalmente por causa da idade”, relatou a socorrense de 64 anos.