Nos dias 21 e 22 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Saúde Bucal e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), representou o município de Nossa Senhora do Socorro na 1ª Mostra Comemorativa em homenagem aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal: Brasil Sorridente. O evento possibilitou que profissionais da área da Saúde Bucal de todo o país enviassem trabalhos desenvolvidos nas cidades de atuação para serem selecionados como experiências exitosas e apresentados durante a 1ª mostra. Ao todo, mais de 500 trabalhos foram inscritos, destes, cerca de 200 foram selecionados.
O Estado de Sergipe teve quatro trabalhos selecionados para apresentação, destes, dois são do município de Nossa Senhora do Socorro, sendo eles: “Fomentando a Intersetorialidade com Atividades de Educação em Saúde Bucal: Relato de Experiência”, de autoria de Heloísa Maria de Almeida Nunes Gois e coautoria de Filipe de Souza Nunes, Enock Luiz Ribeiro da Silva e Carlos Evilásio Aragão Silva; e “Utilização de Instrumentos de Gestão e Planejamento e do Prontuário Eletrônico na condução dos processos do CEO para qualificações de assistência aos usuários e dos seus acessos aos serviços”, de autoria de João dos Santos Lima Júnior e coautoria de Enock Luiz Ribeiro da Silva, Heloísa Maria de Almeida Nunes Gois e Izidério Wiverson de Jesus Souza.
O objetivo do evento é promover a troca de experiência entre os municípios de todo o Brasil, com o intuito de ampliar a acessibilidade, cobertura e recursos destinados à política pública de Saúde Bucal, assim, é possível que um profissional possa adotar a experiência exitosa de outro profissional de cidade diferente e otimizar o serviço ofertado pelo SUS. “Para mim é uma grande satisfação ver que o trabalho desenvolvido pela Saúde Bucal do município de Nossa Senhora do Socorro é considerado uma experiência exitosa e serve de exemplo para outros municípios. Existe um grande esforço e dedicação dos profissionais da área e quem ganha com isso é a população. Muito bom saber que o trabalho está dando frutos”, disse o secretário, Enock Ribeiro.
A coordenadora de Saúde Bucal, Heloísa Gois, foi responsável por apresentar um dos trabalhos. Ela explica a importância da execução do serviço no município. “O trabalho foi um relato de experiência onde abordamos a intersetorialidade e a importância da integração serviço, aluno e comunidade. A parceria com o curso de Odontologia da Unit possibilitou o desenvolvimento de atividades de promoção, levantamento epidemiológico e adesão ao tratamento dentário na UBS em anexo, melhorando a autoestima e devolvendo dignidade aos usuários do CAPS AD. É uma honra ter participado desta importante troca de experiências, tendo a oportunidade de conhecer sobre tantos trabalhos exitosos realizados pelos colegas de todo o Brasil, nesse momento de consolidação da Política Nacional de Saúde Bucal “, destaca a coordenadora.
O gerente do CEO, João Lima, apresentou o segundo trabalho selecionado e destaca a sensação de participar do evento. “Participar deste momento em comemoração aos 20 anos do Brasil Sorridente e ainda ter a oportunidade de apresentar a experiência exitosa do CEO socorro, aprovada entre os 200 trabalhos, de um total de quase 500 inscritos no Brasil, foi bastante gratificante. Procuramos mostrar os avanços do serviço nos últimos dois anos, a exemplo da revisão dos protocolos assistenciais e de acesso, da implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão, da organização de processos de trabalho e do fluxo de continuidade do tratamento do paciente com câncer de boca para a atenção hospitalar, entre outros”, enfatiza o gerente.