A Secretaria Municipal de Saúde do município de Nossa Senhora do Socorro (SMS) realizou entregas de cadeiras de rodas, na manhã desta sexta-feira (10). A ação fez parte de uma parceria entre município e Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), e tem como objetivo dar condições dignas de saúde à população socorrense.
De acordo com a diretora de Atenção Especializada ao Domicílio, Êmmely Souza, a gestão municipal tem dado prioridade às necessidades mais urgentes da população, atendendo de forma mais rápida e enérgica. “Os usuários já possuíam essa necessidade há um tempo, por isso a gente priorizou a demanda. Entregar essas cadeiras dá uma sensação de dever cumprido, que a gente está trabalhando pelo próximo. É importante que eles entendam que a Saúde chegou para ser mais humana e empática, dando uma melhor qualidade de vida”, admitiu.
O objetivo desta ação é entregar quatro cadeiras durante todo o dia, sendo três cadeiras de rodas e uma de banho. Todo o material foi enviado pelo CER IV à Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Núcleo de Serviço Social e Saneamento de Socorro, e foram entregues nas residências dos solicitantes.
“Essas cadeiras foram conseguidas após a população solicitar à demanda na Secretaria Municipal. Para realizar essa solicitação é necessário fazer esse cadastro, e após esse passo, a Saúde municipal se encaminha à Aracaju, formula novo cadastro e realiza o acompanhamento da órtese, prótese ou cadeira de locomoção.”, reforçou a coordenadora do Núcleo de Serviço Social da SMS.
Entregas
Emocionado, Gilberto Alves dos Santos comemorou a entrega da cadeira, demanda de muitos anos. “Esse é meu presente de ano novo, agora ficou muito bom. Tem anos que preciso dessa cadeira, estou com dificuldades de usar a prótese por causa da atrofia em meu joelho, mas agora minha locomoção vai ficar mais tranquila”, disse emocionado o morador do bairro Santa Cecília.
“Eu fico com a sensação de satisfação e alegria ao ver a necessidade do paciente sendo atendida. Quando a gente faz essa entrega, vemos o sorriso de felicidade pela volta da sua dignidade. São demandas importantes, então o dever está sendo cumprido”, afirmou a preposta da SMS, Maria Renata Vitor.
No Conjunto Neuzice Barreto Lima, a dona de casa Rose Carla Barbosa da Conceição vibrou com a chegada da cadeira de Jeniffer Mirelly da Conceição. “Estou muito feliz. Não é fácil passar um ano deitada em um colchão, sem fazer tratamento, ou nada que possa auxiliar na sua flexibilidade. Agora é hora de colocar ela na cadeira e passear, fazer os tratamentos e eu só tenho a agradecer ao Governo Municipal”, comemorou.