A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Educação, realizou durante esta terça-feira, 7, reuniões com diretores e coordenadores de escolas da rede municipal, com o objetivo de dar as boas-vindas, discutir a gestão escolar, administrativa e o ano letivo de 2025. Os encontros, que aconteceram na sede da Secretaria, região central da cidade, reuniram os 48 gestores por blocos.
O prefeito Samuel Carvalho abriu os trabalhos, destacando que a Educação é prioridade em sua gestão e que o principal objetivo é promover a efetividade da alfabetização de crianças, garantindo o desenvolvimento dos mais de 17 mil alunos para um futuro melhor.
"A gente tem que mostrar que a educação é prioridade de verdade e estou trazendo o que tenho de melhor na minha vida para estar à frente da Educação. O objetivo agora é servir a população, estamos aqui para cuidar das crianças, cuidar dos profissionais que fazem a educação, então o meu pedido aos gestores é que trabalhem de forma integrada, ou seja, ao identificar nas escolas, as necessidades dos alunos, que façam a integração com as outras secretarias, para que a criança e sua família seja completamente assistida. A gente vive em rede e precisamos desse feedback, desse contato, para que as secretarias se comuniquem e de alguma maneira façam as entregas necessárias. Esse é um ano importante, pois temos o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Escola Básica], e precisamos do empenho dos diretores e de toda comunidade escolar para que possamos melhorar os nossos índices. Sei que temos muita gente dedicada e que ama o que faz nas nossas escolas”, afirmou o prefeito, durante o encontro.
Entre as pautas, estavam a defasagem de pedagogos na rede, o plano de aplicação do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) básico para 2025, organização do espaço escolar, frequência dos alunos, comunicação entre a escola e a Secretaria, além da instituição do Conselho de Classe nas Escolas e o processo da gestão democrática.
"Essa reunião inicial de hoje tem o intuito de aproximar a gestão das escolas. Nesse ano de 2025, a gente quer dar ao nosso município, a melhor educação para nossas crianças, que a gente venha dar um ambiente saudável para elas, afinal as nossas crianças são o futuro de amanhã. Essa reunião de hoje é para darmos as boas-vindas, pois chegou uma nova gestão para somar com os diretores e coordenadores, para fazer o nosso município referência na educação. Infelizmente a atual educação do nosso município não está boa, está triste, em relação ao Ideb, a estrutura, portanto quero me somar a todos eles e juntos fazermos o possível para melhorar. Nós queremos ouvir os diretores e coordenadores, pois juntos podemos fazer a diferença", destacou a secretária da Educação e primeira-dama, Adriana Carvalho.
Para a professora e diretora da EMEI Irmã Dulce, Cícera Márcia Marques Dias, a reunião foi uma oportunidade de sentir o acolhimento da gestão. Ela afirma que saiu do encontro com o sentimento de que haverá todo suporte necessário para que seja realizado um trabalho com afinco, dedicação e compromisso.
“Eu saio com a sensação de que 2025 promete suporte, apoio, dedicação, parceria, porque gerir uma unidade com 20 turmas, mais de 400 alunos, sem coordenador, sem apoio no administrativo, mas você chegar aqui e ouvir a esperança de que você não vai estar só, de que vai haver um suporte, uma parceria, um acompanhamento. Estou feliz, porque eu vi da secretária, do Altemar, do nosso próprio prefeito, que eles vão estar ali, presentes. O prefeito vai nos fazer uma visita independente. Porque ele colocou que ele gosta de estar no dia a dia participando da gestão, não só dentro do gabinete, mas é onde ele sentir que há necessidade de estar presente. Eu saio com a sensação de que eu estou realmente acompanhada, não estou só. Isso é bom”, destaca a professora.
A diretora da Escola Municipal Barquinho Amarelo, Ana Maria Silva Rodrigues, destaca que o encontro com os diretores trouxe esperança de um novo olhar para a Educação do município e para os servidores.
“A reunião foi muito produtiva, porque o novo assusta um pouco, mas há uma esperança, a gente está vendo um novo olhar. Então, eu espero e dou boas-vindas à doutor Samuel, à nossa primeira-dama e nossa secretária de educação. Eu creio que Socorro vai ter sucesso na educação. Eu tenho esperança nisso, principalmente depois da reunião, com essa gestão de afetividade que a gente está precisando”, disse Ana Maria.