O final de semana começou diferente em Nossa Senhora do Socorro. O município está com aroma das delícias produzidas com o camarão. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Semdetur), deu início, na sexta-feira (4), ao 1º Festival de Camarão da cidade, atraindo produtores, empreendedores e toda população socorrense. O evento está sendo realizado no Shopping Prêmio, a partir das 16h, e segue até o próximo domingo, 6.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nossa Senhora do Socorro é o município responsável pela produção de 25% do total no estado. Em 2023, Sergipe produziu 4.104.048 kg de camarão, deste total Socorro foi responsável pela produção de 1.102.230 kg. Isso mostra a importância de eventos que valorizam a cultura, abrindo portas para novas oportunidades de negócios na região.
O prefeito Samuel Carvalho reiterou a importância do evento, o qual visa fortalecer a identidade gastronômica e turística da cidade. “A produção de camarão é uma das atividades mais importantes do agronegócio local. Fico muito feliz em fazer parte de um momento histórico para a carcinicultura do município. Esse festival foi pensado para mostrar o que Socorro tem de melhor. Esperamos que nos próximos meses, possamos informar a população a nova indústria de beneficiamento do camarão, para potencializar essa cultura econômica. Isso movimenta o comércio local e faz girar a economia. Desde já, agradeço aos parceiros que toparam fazer parte desse momento”, completa.
Segundo o secretário da Semdetur, Luis Carlos, o primeiro dia do evento teve uma pegada mais técnica, trazendo palestrantes experientes e especialista no ramo, como a empresária e chef, Seichele Barboza, o gerente de escritório regional da grande Aracaju do Sebrae, Aurélio Viana, e o coordenador da câmara empresarial da pesca e agricultura da Fecomércio, Félix Lee.
*Contar com esses parceiros, reforça a importância do festival, que é a gente ter a carcinicultura aliada ao desenvolvimento econômico. Desta forma, conseguimos fazer com que os produtores reconheçam a riqueza que nós temos, além do grande impacto econômico, atraindo turistas, indústrias e beneficiando toda cadeia produtiva. Mostrando isso, traremos cada vez mais pessoas para conhecer o que Socorro tem de melhor”, afirmou.
O Festival conta com 12 estandes, sendo seis de artesanato e outros seis gastronômicos, que visam impulsionar a economia da região. Estima-se que o evento movimente mais de R$ 100 mil diretamente nos três dias, beneficiando pequenos produtores, comerciantes e a cadeia gastronômica. A expectativa é também de um aumento entre 15% e 20% no fluxo de visitantes no Shopping Prêmio, onde o festival está sendo realizado, aquecendo ainda mais o comércio local. A programação inclui apresentações culturais, exposições sobre a cadeia produtiva do camarão, feira de artesanato e uma ampla variedade de pratos à base do crustáceo.
Valorização
Para além de um festival, este é um momento de aquecer a economia local, a partir da valorização de produtores e empreendedores que utilizam a iguaria como fonte de renda. A microempreendedora, Daniele Fernandez, que trabalha com a produção de tortas, bolos e empadas de camarão, conta que esse talento foi herança de sua avó. Para ela, ter uma oportunidade como essa, de oferecer seu produto em um festival de grande porte, em uma localização como o Shopping, eleva sua autoestima enquanto moradora de Socorro e produtora.
“Eu fui ensinada a sempre correr atrás do meu, e isso aconteceu através da venda de comidas como cachorro quente, caruru. Hoje, eu evolui e produzo empadão de camarão, empanado com cream cheese, unindo a modernidade à iguaria. Meu carro chefe é o pastelzinho de açúcar com camarão, misturando o salgado com doce, fazendo as pessoas se apaixonarem pelo sabor. Está sendo um evento maravilhoso, tenho boas expectativas para os próximos dias. Não sabia que Socorro era o maior produtor de camarão, então é uma honra poder agregar com meu trabalho”, completou.
Confira a programação:
2º DIA (05/04) - Sábado
16h - Abertura do 2º Dia do Festival
16h15 - Início da Feirinha de Economia Criativa e Gastronômica
6 stands de artesanato e 6 stands de gastronomia
17h - Concurso de Pratos à base de Camarão
8 a 10 Restaurantes
Corpo jurado: 5 pessoas
3º DIA (06/04) - Domingo
15h - Abertura do 3º Dia de Festival
15h15 - Início da Feirinha de Economia Criativa e Gastronômica 6 stands de artesanato e 6 stands de gastronomia
15h30 - Exposição de Fotos da Carcinicultura no palco