O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Nossa Senhora do Socorro (Cerest), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e do Saneamento, promoveu uma manhã de reflexão e aprendizado sobre saúde mental, dedicada aos guardas municipais. A palestra, realizada nesta quinta-feira (30), no auditório da pasta, integra a campanha nacional “Janeiro Branco”, que visa alertar sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional.
O evento proporcionou um espaço de diálogo sobre os desafios emocionais enfrentados no cotidiano da profissão, destacando a necessidade de estratégias para manter o bem-estar psicológico no ambiente de trabalho.
A assistente social do Cerest, Adriana Bomfim, ressaltou a importância de entender as especificidades dos profissionais da segurança pública e como a saúde mental dessa categoria pode ser mais vulnerável.
"Identificamos os profissionais da segurança pública como uma categoria com maior possibilidade de ter sua saúde mental afetada. Eles são um público que realmente necessita de apoio psicossocial, e nada melhor do que trabalhar a unificação do corpo e da mente. A atual gestão reconhece essa necessidade da guarda municipal, e a escolha desse público foi estratégica, pois sabíamos que essa ação teria um impacto significativo, e foi justamente isso que conseguimos alcançar", explicou.
O Cerest é uma unidade especializada no atendimento à saúde do trabalhador, integrada à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). Adota como modelo de atuação a Atenção Básica da Saúde e tem como objetivo desenvolver ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores.
A unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, técnica em segurança do trabalho e médica do trabalho, garantindo uma abordagem integral e personalizada para atender às necessidades de saúde dos trabalhadores.
O comandante da Guarda Municipal de Socorro (GMS), subinspetor Renilton Silva, destacou a relevância da parceria com a Secretaria da Saúde e o Cerest, enfatizando a importância de iniciativas voltadas ao bem-estar dos profissionais.
"Agradeço por essa parceria à Secretaria da Saúde e ao Cerest, pois ações como essa são de extrema importância para nossa instituição. No nosso cotidiano de trabalho, vivemos em constante tensão, e contar com o apoio dos órgãos competentes para tornar nosso serviço mais leve, aliando a saúde mental à operacionalidade, é uma grande prioridade. Que possamos, cada vez mais, ressaltar a importância da saúde mental dentro da nossa corporação", concluindo que, atualmente, a GMS conta com 158 guardas municipais atuantes.
Guarda municipal há 12 anos, Daniele Santos, refletiu sobre as questões levantadas durante o evento. Ela destacou a relevância do momento para sua trajetória tanto pessoal quanto profissional. "Foi muito produtiva. Um momento de olharmos para nós mesmos, enquanto ser humano e profissional. Isso nos faz lembrar o quanto é importante cuidar da saúde mental, física e emocional. Só tenho gratidão. Foi uma experiência de vivência e compartilhamento, e acredito que ações como essa devem se repetir, pois são extremamente importantes para nós", afirmou.
Presença
A iniciativa contou com a presença da neuropsicóloga do Sindicato da Guarda Municipal de Socorro (SIGMS), Maria Juliana Alves.