A permanência de crianças e adolescentes na escola é um dos maiores desafios da educação pública brasileira. Em Nossa Senhora do Socorro, esse compromisso se traduz em uma ação concreta e contínua: a Busca Ativa Escolar. A estratégia percorre todo o calendário letivo com o objetivo de identificar e reintegrar estudantes em situação de baixa frequência ou abandono.
Esse trabalho começa nas escolas. Quando um aluno apresenta frequência irregular ou deixa de comparecer às aulas, a instituição entra em contato com a família. Se esse primeiro passo não surte efeito, entra em ação a equipe da Busca Ativa Escolar, que realiza visitas domiciliares para entender os motivos por trás da ausência.
Desde o início do ano letivo, a iniciativa acontece em todas as unidades de ensino da rede municipal. A cada nova etapa, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza um mapeamento com base em dados de baixa frequência escolar, obtidos por meio do sistema Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC), que serve como ferramenta essencial para o planejamento das visitas domiciliares.
“Nosso objetivo é evitar a evasão escolar, porque lugar de criança é na sala de aula, aprendendo e se desenvolvendo. A Busca Ativa é um trabalho extenso, através dela buscamos entender as ausências e intervir em possíveis abandonos”, afirmou a secretária da Educação, Adriana Carvalho.
De acordo com a coordenadora operacional da Busca Ativa em Socorro, Maria Ilda Feitosa, as ações têm acontecido com maior frequência dentro das escolas, em conversas com os profissionais e os familiares das crianças, para identificar o ponto focal da ausência ou abandono escolar. “Nossa meta é garantir que cada criança e adolescente tenha o direito de estudar respeitado”, explicou.
A ação busca garantir permanência e aprendizado. Segundo a coordenadora, o acompanhamento é feito por até um ano após o retorno do estudante, envolvendo uma rede de proteção que une escolas, setor público, sociedade civil e ONGs.
A iniciativa também fortalece a cooperação entre estados e municípios, ajudando a planejar políticas públicas mais eficazes. Com isso, Nossa Senhora do Socorro reafirma o compromisso com uma educação que acolhe, protege e transforma realidades.