Com o objetivo de articular políticas públicas para a educação e participar de atividades voltadas para a pasta, a Secretaria da Educação de Nossa Senhora do Socorro, representada pela secretária Adriana Carvalho, está em Brasília participando do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento, organizado pelo Governo Federal, reúne gestores e secretários de todo o país.
A oportunidade viabilizou o contato direto entre a Educação de Socorro com o Ministério da Educação (MEC) e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Esses momentos de troca estão sendo muito importantes. Conversamos com a Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE, participamos de diversas palestras e paineis, mas, acima de tudo, estreitamos laços que serão essenciais para atingirmos o nosso objetivo, que é transformar a realidade da educação de Socorro, melhorando o ensino ofertado aos nossos alunos, desde as creches até o EJA”, afirmou a secretária Adriana Carvalho.
Dentre os assuntos sobre os quais a secretaria se debruçou, destaca-se o novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (Novo PAR), lançado durante o Encontro, na terça-feira (11). O PAR se estenderá pelos próximos quatro anos e é um instrumento de diagnóstico e planejamento das redes de ensino da educação básica. A partir desse plano, será possível executar políticas de transferência de recursos voluntários aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) também foi discutido, viabilizando que a secretária da Educação ficasse ainda mais inteirada sobre o assunto, que consiste na destinação anual de recursos financeiros, em caráter suplementar, repassados às entidades participantes, com a finalidade de viabilizar o provimento das necessidades prioritárias das escolas, a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica e o incentivo da autogestão escolar.
A secretária Adriana Carvalho segue em Brasília até esta quinta-feira (13), dando seguimento à sua agenda de visitas e palestras.