A prática do esporte como ferramenta de transformação social ganhou novo impulso em Nossa Senhora do Socorro. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou a entrega de 72 kimonos na Escola Municipal José do Prado Franco, marcando um reforço essencial para o projeto de judô já desenvolvido na unidade escolar. A ação busca não apenas garantir o material necessário para os treinos, mas também inspirar a ampliação da modalidade para outras escolas da rede municipal.
Coordenadora de Arte, Cultura, Desporto e Lazer da Semed, a professora Guadalupe de Moraes ressaltou a importância do investimento em materiais como os kimonos, indispensáveis para o desenvolvimento da prática esportiva. “A importância de ter o material para o treinamento é fundamental. Principalmente para o judô, é inviável treinar sem o kimono. Ele é obrigatório. É um esforço coletivo para que o projeto de desporto cresça, pois o esporte, além da prática física, proporciona saúde mental e abre horizontes para nossos alunos”, destacou.
A entrega dos kimonos foi viabilizada por meio de doações de outras escolas que possuíam materiais remanescentes e pelo empenho do professor de Educação Física, Marcone Conceição de Oliveira, que há 13 anos desenvolve o projeto de desporto na escola. “A gente dá uma opção de lazer, competição e cultura. Muitos alunos chegam com problemas de disciplina, notas baixas ou até em depressão, e tratam o judô como terapia. Em média, desenvolvemos o projeto com 20 alunos e aqui identificamos fenômenos de Socorro”, relatou o professor, que atualmente treina cerca de 50 alunos.
O diretor da escola, Josenaldo Vieira Souza, também destacou o impacto positivo da iniciativa. “Esse projeto melhora a saúde física e mental, estimula a disciplina e retira os alunos de situações de vulnerabilidade. Desde 2017, nossos alunos conquistam pódios em competições e isso é fruto do comprometimento do professor Marcone e seus esforços”, frisou.
A escola se prepara para ter representantes nos Jogos da Primavera, com cerca de 20 alunos inscritos nas modalidades de judô e jiu-jitsu. O destaque fica para o aluno César Kayran, medalhista e promessa no esporte. Além disso, outras escolas da rede municipal, como a Escola Abelardo Pereira de Melo, também devem contar com representantes na ginástica rítmica e no atletismo.
O objetivo da Secretaria Municipal da Educação é transformar o projeto em uma política mais ampla, com escolinhas de esporte funcionando no contraturno do ensino integral. A ideia é lançar um edital de seleção para atender a um número determinado de estudantes por turno, com treinos acontecendo também em outros espaços, como o SESI. A parceria com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer é vista como fundamental para o fornecimento de locais de treino, transporte e arbitragem.
“A intenção é alcançar mais de 100 crianças por dia treinando judô, e depois ampliar para outras modalidades como handebol, vôlei, queimado, entre outras. Temos alunos com grande potencial não apenas como atletas, mas como futuros advogados, professores, mestres em suas áreas. O esporte é caminho para isso”, concluiu Guadalupe Moraes.
A entrega dos kimonos é mais do que um gesto simbólico: é o início de uma nova fase na educação de Socorro, onde o esporte assume seu lugar como ferramenta de inclusão, disciplina, saúde e transformação de vidas e para Kayran, uma coisa não pode ser esquecida: “estudar é fundamental, pois te ajuda a ter mais conhecimento e te coloca uma rotina importante de atenção e conhecimento dentro da comunidade a qual se vive”, destacou o jovem que projeta um futuro cheio de conquistas no esporte.