O mês de junho é um dos mais agitados no calendário festivo em Nossa Senhora do Socorro, devido às tradições juninas. Nessa época, a cidade é tomada pelo brilhantismo dos shows de forró, das quadrilhas juninas, o arrasta-pé, além das fogueiras e barracas de comidas típicas. Eventos como o Forró Siri 2025, promovido pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (Semcult), atraem turistas à cidade. Tudo isso movimenta o comércio e alavanca a economia local, gerando mais emprego e renda para os comerciantes.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda (Semfaz), Heitor Santana, eventos de grande porte, como o Forró Siri, desempenham um importante papel na economia local, proporcionando um rotativo econômico bastante positivo.
“Tivemos o cuidado de lançar a programação de forma antecipada. Nos esforçaremos muito para resgatar o Forró Siri que há muito tempo é desprivilegiado em nosso município. O evento terá investimentos do município em parceria com o governo do estado, emendas de parlamentares e patrocínios. Entendemos que a antecedência no lançamento da programação possibilita que os turistas incluam Nossa Senhora do Socorro nas suas agendas de visitas, além de aquecer o comércio local e, por conseguinte, gerar empregos formais e informais. Da mesma forma, arrecadaremos impostos que serão revertido para o município”, disse Heitor.
O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Semdetur), Luiz Carlos Nascimento, afirma que o Forró Siri torna Socorro ainda mais conhecida, o que faz com que os turistas venham visitar a cidade em outras épocas, a partir dessa experiência, por isso é tão importante a realização dos festejos. Segundo ele, a programação está diversificada e acontece em vários pontos da cidade, a fim de proporcionar para as pessoas que estão nos bairros essa diversão, o acesso às atrações musicais mais perto de casa.
“As expectativas são as melhores. O lançamento da programação foi muito aguardado por todos, essa é uma grande oportunidade para aquecer a economia local e todos os segmentos. Vamos mostrar a força da nossa cultura e da nossa economia, estamos valorizando as nossas raízes, nossos artistas, nossa culinária, tudo isso vem para fazer de Socorro um grande polo turístico que está em ascendência. Teremos muitas novidades nesta edição, e com certeza vamos fazer história”, declarou Luiz.