Sabendo a importância que a fauna tem para o equilíbrio do ecossistema, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Guarda Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social (Semdes), conta com um grupamento especializado voltado para assegurar a vida dos animais silvestres que aparecem no município. Nestes primeiros meses de gestão, já foram resgatados mais de 30 animais encontrados pela cidade, entre bichos preguiça, coruja, cobra, tamanduá mirim, entre outros.
O coordenador do grupamento ambiental da GMS, Anselmo Santana, conta que a equipe possui 12 agentes e todos foram capacitados pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), por meio do Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) para atuarem na área. Segundo ele, um dos casos mais recentes foi o resgate e manejo de um tamanduá bandeira, que foi capturado e encaminhado para o Cetas.
“Inicialmente, o grupamento ambiental atuava no combate à poluição sonora. Em 2016, passamos por uma capacitação e, desde então, também atuamos no resgate de animais silvestres. Recebemos o chamado da população e vamos até o local fazer o resgate, como foi o caso do tamanduá mirim. Em seguida, enviamos os animais para uma análise com um veterinário, para saber como está a saúde do bicho, tratamos, caso seja necessário, e em seguida soltamos em uma área adequada”, explica.
De acordo com Anselmo, apenas nesses primeiros meses, foram resgatadas cobras, corujas, lagartos, tamanduá, bicho preguiça e iguana. “Aqui no município, tem aparecido bastante cobra de diversos tamanhos. No período do carnaval, resgatamos uma e agora mais recentemente resgatamos outra ainda maior. O treinamento que fizemos com o Cetas foi fundamental para saber manejar o animal, conseguimos colocá-la em um caixote que parecia não caber, tudo isso graças às técnicas de captura”, contou.
Grupamento ambiental
A Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (GMS), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social (Semdes), é dividida por grupamentos, a fim de garantir uma ampla atuação na cidade. Entre os grupamentos está o ambiental, que fica responsável pelo combate da poluição sonora e pelo resgate e manejo de animais silvestres.