A Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro reforçou sua atuação no enfrentamento à violência doméstica, por meio de uma capacitação especializada realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. A ação aconteceu na Praça da Cultura e contou com a participação de 15 guardas municipais designados para atuar nos casos envolvendo a Lei Maria da Penha, além de convidados.
O curso, ministrado pelo Centro de Referência da Mulher (CRAM), teve como foco a identificação de situações de violência doméstica e o acolhimento humanizado das vítimas. Segundo o comandante da Guarda, Renilton Santos, o objetivo é aprimorar as habilidades dos agentes e capacitá-los com os instrumentos legais necessários para agir com sensibilidade e eficácia na proteção das mulheres.
“Essa é uma situação complicada, enfrentada no dia-a-dia pelas mulheres, e precisamos coibir para que não haja situações desse tipo e para quem tenha medida protetiva, que ela não seja rompida”, destacou o comandante.
O treinamento reforça o compromisso da gestão municipal em preparar suas equipes para combater a violência doméstica e garantir a segurança das mulheres. Dados da Guarda Municipal mostram que, no último ano, apenas duas ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha foram registradas, mas o trabalho preventivo continua sendo prioridade.
Nova ferramenta tecnológica
O comandante da Guarda Municipal também anunciou o desenvolvimento do aplicativo SOS Maria da Penha, que promete ser uma ferramenta de apoio para as mulheres em situação de risco. A previsão é que o aplicativo esteja pronto para testes dentro de 90 dias.
A plataforma será mais um recurso para fortalecer o combate à violência doméstica, ampliando as possibilidades de denúncia e assistência, e reforçando o compromisso do município com a proteção e acolhimento das vítimas.
A iniciativa é mais um passo importante para construir uma sociedade mais segura e igualitária, garantindo que as mulheres de Nossa Senhora do Socorro tenham a proteção e o apoio necessários.