A atual gestão da Prefeitura de Nossa Senhora de Socorro está focada em fazer a cidade avançar, seja na educação, saúde, assistência social, segurança, infraestrutura ou esporte. Para isso, o Executivo vem realizando planejamento estratégico para utilizar os recursos arrecadados pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) nessas áreas. Esses recursos serão revertidos em melhorias na infraestrutura urbana, como pavimentação de ruas, construção de calçadas, iluminação pública, manutenção de áreas verdes, além de reestruturação de praças e prédios públicos.
O secretário municipal da Fazenda, Heitor Santana, afirma que os recursos arrecadados através do IPTU são distribuídos de forma justa entre as áreas da gestão. Ele reforça a importância desse imposto e destaca que os recursos são aplicados em benefício da população do município.
“Esses recursos estão presentes nas reformas e construções de prédios públicos, infraestrutura e saneamento básico. Foi com parte do IPTU, por exemplo, que fizemos a reforma do Sesinho, mais um anexo de uma escola municipal, além do pagamento da contrapartida das obras na rua Vanda Carmem, no bairro Piabeta, e algumas ruas do bairro Taboca”, conta Heitor.
Algumas obras de infraestrutura já estão a todo vapor no município de Nossa Senhora do Socorro, sendo realizadas com recursos próprios, arrecadados, por exemplo, através do IPTU. É o caso da melhoria que está acontecendo na rua Vanda Carmem. A obra é fruto de um investimento de R$2.662.659,25, sendo R$752 mil contrapartida da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. A intervenção da Prefeitura no local é composta de pavimentação com paralelepípedo, drenagem pluvial, terraplanagem, além da reconstrução de calçadas acessíveis para todos.
O bairro Jardim também está recebendo algumas intervenções por parte da gestão, como o recapeamento asfáltico da avenida principal, a operação tapa-buraco em mais de 30 ruas, reforma da praça em frente à Creche Vovô Jason e a implantação de grama no campo society.
Já no bairro Taboca, os recursos próprios arrecadados estão sendo responsáveis pelo investimento na troca de manilhas para melhoria da drenagem e a recuperação do calçamento. No povoado Lavandeira foi realizada a remoção de cascalho, nivelamento com patrol, entre outras obras que fazem parte do planejamento estratégico da atual gestão.
IPTU
O boleto para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é enviado para as residências através dos Correios, entretanto, também pode ser emitido, para os cidadãos que preferirem, de forma rápida e segura totalmente online, através do site da Prefeitura, na aba ‘Portal do Contribuinte’.
Os socorrenses têm até o dia 31 de março para gerar a guia em cota única com até 15% de desconto. Para isso, é necessário clicar na opção ‘IPTU E TAXAS’ - 2º VIA DE DÉBITOS e informar o número de inscrição do imóvel ou o CPF do titular com o CEP do endereço do imóvel. O número de inscrição municipal pode ser encontrado em boletos e carnês do IPTU de anos anteriores. O imposto pode ser pago via Pix ou código de barras, através do Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Banese, Nordeste e Santander.
Caso o contribuinte necessite de ajuda, seja na emissão do boleto ou na localização dos dados no imóvel, ele pode entrar em contato com o Departamento de Tributos através do Whatsapp (79) 99943-4727, e-mail: atendimento.tributos@socorro.se.gov.br ou até presencialmente, na sede do órgão, localizada na avenida Vereador João Dias da Cruz, s/n, Centro Administrativo José do Prado Franco.