Na próxima sexta-feira (31), a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Saneamento, promoverá o “Dia da Mancha”, uma ação estratégica para detecção precoce da hanseníase. A iniciativa ocorrerá das 8h às 17h nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSS) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs) do município.
Os atendimentos serão voltados para moradores das áreas de abrangência das unidades de saúde, indivíduos com sinais e sintomas sugestivos, como lesões na pele e doenças do sistema nervoso, pacientes já diagnosticados e pessoas em situação de vulnerabilidade social que apresentam maior risco de exposição.
De acordo com a diretora da Rede de Atenção Primária do município, Luciany Amâncio, a região enfrenta uma situação endêmica com registros de casos positivos de hanseníase.
“A hanseníase é uma doença que se manifesta em diferentes estágios e exige que os profissionais de saúde tenham um olhar atento para avaliar, identificar e tratar os casos de forma precoce. Por isso, temos intensificado os atendimentos e investido na capacitação contínua dos nossos profissionais. O objetivo é prevenir novos casos e garantir o tratamento adequado e gratuito para todos os pacientes", afirmou.
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por uma bactéria que afeta a pele, os nervos, as vias respiratórias e os olhos, podendo levar a sequelas permanentes se não tratada adequadamente. Vale destacar que a hanseníase tem cura e o tratamento é totalmente gratuito nas unidades de saúde públicas.
Em Nossa Senhora do Socorro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Saneamento, por meio da Rede de Atenção Básica, oferece assistência integral à população em suas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs), e conta com o Programa de Controle da Hanseníase no município.
Capacitação
Na última sexta-feira, 23, médicos, enfermeiros e odontólogos que atuam nas UBSs e CSFs de Socorro participaram de uma capacitação promovida pela Rede da Atenção Básica, por meio da Coordenaria da Vigilância Epidemiológica. O objetivo foi capacitar os profissionais sobre o tratamento adequado, reforçar a importância do diagnóstico precoce, prevenção e cuidados com os pacientes, além de ampliar a conscientização junto à comunidade.