Aconteceu nesta quinta-feira (8) a terceira audiência pública organizada pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Transformação Digital (Sepland), de Nossa Senhora do Socorro, para a construção do Plano Plurianual (PPA) do próximo quadrimestre e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas e opiniões dos moradores do Centro Histórico, Castelo e Porto Grande, incentivando a participação popular nas tomadas de decisão da gestão municipal.
Com dinâmicas interativas, os moradores puderam expor quais melhorias almejam para suas comunidades, discutindo saúde, educação, infraestrutura e outros temas relevantes para o município. Esta é a terceira das seis audiências previstas para serem realizadas por meio do programa “Socorro da Gente”.
“As pessoas estão muito felizes com a oportunidade de participar, elas estão surpresas com a possibilidade de ter uma equipe escutando, de ter uma equipe que está tentando construir junto com eles e entender quais são as prioridades da população para as mais diversas áreas. Não é uma consulta para uma área específica, a gente quer ouvir toda a realidade de como os serviços estão, o que pode melhorar e o que é a prioridade para a comunidade. Então, acho que esse é o ponto principal, é a abertura da gestão para escutar”, pontuou a secretária da Sepland, Camila Godinho.
Segundo a gestora, após este momento de escuta, o próximo passo é levar as demandas aos demais secretários, para modelar projetos e fazer inclusões no planejamento e no orçamento do próximo ano e dos anos subsequentes.
Eliane Santos, moradora do município, definiu o momento como muito importante e aproveitou para parabenizar a gestão e o prefeito Samuel Carvalho pela iniciativa. “Uma gestão não é feita só do prefeito, é feita com a equipe e também com a população. Muitas vezes o prefeito está lá no gabinete e não sabe do que a população está precisando, e assim é uma forma muito maravilhosa de interagir e saber da necessidade da população”, relatou.
Já Aldria Pequeno, moradora do Centro Histórico há 49 anos, não perdeu tempo e foi uma das primeiras a contribuir com a dinâmica. Segundo ela, essa foi a primeira vez que a gestão municipal ouviu os moradores com o intuito de inseri-los nas decisões. “Gostei, estou contribuindo para a melhoria, a gente vindo, a gente falando, pode ajudar, e o prefeito vai ver as possibilidades para que a nossa cidade fique melhor”, afirmou.