O município de Nossa Senhora do Socorro finalizou o primeiro quadrimestre de 2025 com um saldo de 958 empregos formais gerados e 366 pessoas qualificadas profissionalmente por meio do programa ‘Qualifica Socorro’. Os dados, divulgados pela Secretaria do Trabalho e Emprego, foram celebrados pelo prefeito Samuel Carvalho, que ressaltou o compromisso da gestão com a geração de oportunidades e o desenvolvimento econômico do município.
“Estamos assistindo o despertar do município de Socorro, que vai deixar pra trás a fama de cidade dormitório. Aqui nós geramos emprego e renda, temos mão de obra qualificada e um ambiente de negócios cada dia mais favorável”, disse o prefeito Samuel Carvalho. “Esses números demonstram que Socorro está no caminho certo, gerando empregos formais e atuando com planejamento para fazer a diferença na vida do povo”.
Segundo o levantamento, o setor industrial foi o responsável pelo maior número de vagas geradas, criando 650 novos postos; seguido pelo setor de serviços gerais, que gerou 123 empregos; comércio, com 85 vagas; administrativo, com 40; e especializados, 60. Além disso, 26 vagas de estágio e jovem aprendiz também foram abertas.
“A Secretaria Municipal do Trabalho fez um planejamento logo no início da gestão, sempre alinhado com as necessidades do mercado do município de Socorro. Nós temos uma indústria muito forte no município e temos um comércio também muito forte, baseado nisso, no dia 18 de fevereiro, a secretaria criou o programa ‘Qualifica Socorro’, que é um programa de qualificação permanente durante a gestão, que nesse primeiro quadrimestre já qualificou mais de 360 pessoas e agora iniciamos o segundo momento, a segunda etapa do programa, que já tem abertas mais de 160 vagas de qualificação”, relatou o secretário Adilson Júnior.
Como pontuado pelo secretário, neste quadrimestre o programa ‘Qualifica Socorro’ colaborou para o aquecimento do mercado de trabalho socorrense. A iniciativa da nova gestão oferece cursos profissionalizantes gratuitos, nas quais as aulas são ministradas em carretas escolas e qualificam a mão de obra para diversas áreas, como mecânico de manutenção de motocicletas, auxiliar de eletricistas e auxiliar de padeiro.
“Seguimos com o trabalho, com o Qualifica Socorro e com a intermediação das oportunidades. Nosso compromisso é fortalecer ainda mais a geração de emprego e renda, qualificando a população para ocupar as vagas que estão surgindo e impulsionando a economia local. Socorro está avançando, e esse avanço começa com oportunidades para o nosso povo”, finalizou o prefeito.