Nesta segunda-feira (13), o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, esteve ao lado de representantes da Iguá Saneamento em uma visita técnica ao bairro Guajará, objetivando alinhar projetos e possibilidades para a execução dos serviços de saneamento básico na região. A visita contou com a presença dos secretários municipais de Infraestrutura e Serviços Urbanos e do presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento, Milton Andrade.
“Nós conseguimos com o governador colocar essa obra do Guajará no Acelera Sergipe, mas precisamos estar alinhados com a Iguá Saneamento também, porque não adianta fazer pavimentação sem esgotamento sanitário. A população aqui já está na bronca há mais de 20 anos, porque existe uma expectativa dessa obra sair. Essa obra não é somente para quem mora aqui em Socorro, mas virou um anseio para toda a população do estado de Sergipe”, relatou o prefeito Samuel.
Rosman Pereira, secretário municipal de Infraestrutura, explicou a importância desse alinhamento com a Iguá, argumentando que é necessário compatibilizar os projetos da obra de infraestrutura com os projetos do esgotamento sanitário, para evitar que, após a execução das obras de terraplanagem e asfalto, seja preciso escavar as ruas novamente para colocar o sistema de esgoto.
“A gente fez uma avaliação preliminar aqui no bairro Guajará, a ideia é entender um pouco quais são as demandas da população. O prefeito sinalizou que tem demandas, principalmente, de esgotamento sanitário, e a ideia é estudar um cronograma, um tipo de intervenção em conjunto com o município. Estamos aqui para entender um pouco, teremos acesso aos projetos, às informações mais técnicas para poder se aprofundar e criar uma solução que atenda o bairro, que é tão importante para a cidade”, relatou o diretor geral da Iguá Saneamento, Fernando Vieira.
O presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento, Milton Andrade, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a obra de infraestrutura da localidade, anunciada na última semana, e reconheceu a importância da intervenção. “O Guajará sofre há décadas com essa realidade de pé na lama, esgoto a céu aberto e falta de infraestrutura. Aqui está, inclusive, impedindo a Prefeitura de expedir alvará de construção de casas. É preciso uma intervenção, uma parceria entre o Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Socorro e da nova concessionária de saneamento, a Iguá, para que a gente traga esgotamento sanitário, água e, por fim, a infraestrutura do asfalto ", relatou.
Obra anunciada
A obra de infraestrutura do Guajará foi anunciada na última quarta-feira (8) pelo governador Fábio Mitidieri. A obra fará parte do programa Acelera Sergipe, iniciativa do Estado que visa acelerar obras de infraestrutura em diversos municípios e conta com a participação de várias instituições da administração pública.