Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, esteve reunido com representantes do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) e da Defesa Civil Municipal, a fim de apresentar um estudo técnico das condições das duas pontes que ligam a cidade à capital, Aracaju. Na oportunidade o órgão estadual se comprometeu a realizar os reparos nas pontes Djenal Tavares Queiroz (localizada no bairro João Alves) e na ponte José Rollemberg Leite (localizada no bairro Marcos Freire II), com o objetivo de promover segurança a todos que transitam pelas localidades.
O gestor municipal comemorou a rapidez com que a solicitação da demanda foi atendida e lembrou que essa é uma reivindicação que já vinha fazendo desde o seu mandato como deputado. “Solicitei à Defesa Civil do município que fizesse esse levantamento das condições da estrutura das pontes já no primeiro dia em que assumimos a Prefeitura de Socorro, pois essa é uma demanda que há tempos recebo da população. Com essas informações em mãos entramos em contato com o DER. Estou muito satisfeito com o andamento dessas questões, pois desde que exercia meu mandato como deputado estadual já havia requisitado ao governador que fizesse esse estudo, a fim de evitar vários problemas e ocorrências, afinal é sempre melhor prevenir que remediar”, destaca.
O coordenador geral da Defesa Civil Municipal, Stefisson Barbosa, reforçou o comprometimento da gestão com a segurança da população e detalhou os principais pontos observados na vistoria, realizada no último dia 02 de janeiro em ambas as estruturas. “Estivemos nas duas pontes logo no primeiro dia útil de trabalho, para agilizar todo esse processo, afinal estamos tratando da segurança dos cidadãos socorrenses. Ver a nossa solicitação atendida de pronto é gratificante, diante do trabalho que estamos realizando através da Defesa Civil, com o objetivo de trazer mais segurança para a população. Vamos continuar em alerta e aguardar que os reparos começem a ser executados o quanto antes”, pontuou.
Em sua fala o diretor de operações do DER, Vinicius Andrade reforçou o comprometimento do órgão com a segurança da população e afirmou que não há motivo para pânico. “Essas vistorias já vinham sendo realizadas em todas as pontes do estado, pois esse trabalho preventivo é rotineiro para o DER. Mas é importante destacar que não é preciso pânico, pois vamos atuar para garantir que nada de ruim ocorra. Viemos participar dessa reunião com o objetivo de conhecer um pouco melhor a situação de ambas as pontes e buscar, junto com a Prefeitura de socorro adotar as ações necessárias”, garante.
Ainda de acordo com Vinícius, todas as questões apresentadas no dia de hoje serão repassadas à equipe técnica do DER e à gestão de obras. “Afinal não se trata de um serviço de intervenção imediata, como é o caso de pequenos reparos. Quando é necessário um poder de intervenção maior, com volume de investimento grande, precisamos realizar licitação a partir da demanda que se apresente, e sendo urgente, como é o que identificamos aqui, abrimos um precedente de uma licitação emergencial para que possamos agilizar esse processo. Mas é importante frisar que não é porque é emergencial que se contrata a qualquer custo, contudo dessa forma temos um ganho de prazos. Dessa forma todos os relatórios serão encaminhados para que prazos sejam estipulados”, completou.
Uma das primeiras ações que serão adotadas é a identificação das fiações existentes na chamada “faixa de domínio” que existe na ponte, antes que os reparos comecem a ser executados. “A Prefeitura está de parabéns, pois apresentou um estudo bem estruturado da situação das duas pontes, trazendo para o DER o adianto de várias situações. Um dos primeiros passos, com relação à faixa de domínio, é realizar um chamamento público para que as empresas que têm seus cabos instalados nas pontes se apresentem e possamos solucionar a identificação dessas fiações, garantindo que não haja desabastecimento de nenhum serviço, a exemplo da internet na região”, destaca Saulo Aragão, diretor de planejamento rodoviário e faixas de domínio.