A Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais (Sepdan) realizou, nesta quinta-feira (27), reunião com cerca de 30 protetoras independentes de animais. Durante o encontro, realizado no auditório da Secretaria do Trabalho, as protetoras relataram o trabalho realizado em defesa da causa animal e indicaram demandas.
O objetivo do encontro foi garantir o diálogo aberto e transparente com o setor, além de repassar um cronograma de ações para os próximos meses. Segundo o secretário da pasta, Adriano Bandeira, é um momento de ouvir as demandas e manter o compromisso com a causa. “Esse momento é muito importante para cada uma que aqui está. Ouvimos, buscamos soluções, e apresentamos um cronograma para elas como suporte para seus animais”, relatou.
Na oportunidade, a diretora da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Manuela Andrade, que atua em casos de leishmaniose no município, tirou dúvidas sobre o papel da UVZ e seus serviços. “São muitas dúvidas e informações distorcidas da UVZ. É importante destacar que lá só ficarão animais com zoonoses, ou seja, lá é o local de controle de agravos e doenças desse tipo,” explicou.
Protetores Independentes
Durante a reunião, cada protetora se apresentou e relatou seu cotidiano. Em comum, todas atuam no resgate de animais doentes e abandonados, oferecendo alimentação, abrigo e cuidados. Esta rede de proteção é fundamental para o bom funcionamento da proteção animal, pois se espalha por todo o território do município, formando um sistema permanente de apoio e cuidado.
De acordo com a protetora independente Diana Machado, esse acolhimento é diferenciado. “Nunca tivemos em Socorro esse tipo de atendimento, cuidado e carinho. São anos vivendo no escuro. Obrigada ao prefeito Samuel Carvalho e a equipe da Sepdan pelo apoio”, desabafou.