Na manhã desta quarta-feira (9), a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Guarda Municipal de Socorro (GMS), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social (Semdes), realizou um encontro com comandantes e subcomandantes das Guardas Municipais do estado de Sergipe. O evento teve como principal objetivo reativar a comissão para uma frente parlamentar, a fim de buscar melhorias para a segurança das cidades, e criar o Conselho das Guardas Municipais de Sergipe. Este também foi um momento de estreitar laços, trocar experiências e buscar referências de ações dos outros municípios.
O comandante da GMS, Renilton Santos, explica que este é o primeiro passo para reativar a comissão, uma frente parlamentar que vai buscar viabilizar, junto aos deputados e vereadores, as demandas que estão travadas nos municípios, como a busca por aquisição de material bélico.
“Estamos buscando avanços para nossa área, fortalecer a segurança e proteção sistêmica da nossa população. Essa troca de experiência é fundamental, pois é o momento de aprender com os outros municípios. Vamos reativar a frente parlamentar, buscar recursos com os deputados e vereadores e encontrar soluções para as áreas mais fragilizadas na segurança. Vamos eleger um representante de cada região do estado e a partir disso abrir portas no âmbito municipal, estadual e federal”, explicou.
O comandante da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Ricardo Silva, ressaltou a importância de formar uma frente unida em prol da segurança da população. “Queremos sempre estreitar os laços para que possamos conquistar mais coisas, além de tratar de demandas comuns. Pensamos em reativar as comissões justamente para ter melhorias em relação a novas leis, ou melhorar algumas que já existem. O intuito é fortalecer as Guardas do nosso estado, é realmente fazer com que tenhamos condições de prestar segurança pública para os munícipes”, completou.
Frente parlamentar
Os comandantes e subcomandantes aproveitaram o encontro para eleger os representantes que vão reativar a comissão para a frente parlamentar das Guardas Municipais. Foram eleitos comandantes de cada região de Sergipe: o comandante de Nossa Senhora do Socorro, de Lagarto, Aracaju, Propriá e Estância, além do presidente do Sindicato das Guardas Municipais de Sergipe.