A atual gestão do município de Nossa Senhora do Socorro está focada em recuperar a aprendizagem e fortalecer a alfabetização de alunos da rede municipal da cidade. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem realizado avaliações diagnósticas para identificar as principais dificuldades na aprendizagem e implementar estratégias que auxiliem na resolução desses desafios. Neste sentido, a gestão deu início ao primeiro ciclo da Prova de Fluência Leitora do ano de 2025.
A avaliação, destinada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, é conduzida de maneira individual e está acontecendo desde o dia 24. As provas são realizadas por membros da equipe gestora, os quais utilizam fichas de leitura contendo sílabas, palavras, textos e questões relacionadas à interpretação.
A coordenadora do departamento pedagógico da Semed, Fabiana Araújo, explica que esta é uma avaliação que acontece em âmbito nacional para averiguar a fluência leitora dos alunos, a fim de diagnosticar em que nível cada criança se encontra: se são não-leitores, leitores de sílabas, de palavras, de frases, ou de textos, estes sendo ainda diferenciados como com ou sem fluência.
“A partir dessa avaliação, daremos o diagnóstico e em seguida faremos o plano de intervenção, o qual é elaborado para cada turma e para cada aluno individualmente, com o objetivo de que os alunos avancem adequadamente nesta habilidade. Este é o primeiro ciclo, mas faremos esse acompanhamento constantemente”, afirma Fabiana.
O coordenador dos anos iniciais da Educação de Socorro, Wesly Tiago Matos, disse que fica responsável pela logística do sistema, além de aplicar a avaliação, cadastrar e alocar os alunos e professores na plataforma CAED para que possam acompanhar as avaliações e seus resultados.
“É a partir disso que conseguimos identificar onde devemos concentrar nossos esforços e verificar quais práticas geram os resultados esperados. A avaliação é aplicada em dois momentos e possui três etapas: leitura de palavras, leitura de palavras possivelmente desconhecidas e leitura e a compreensão do texto. Apesar do diagnóstico ser fundamental, nós não esperamos que ele saia para aplicar novas técnicas com nossos alunos. Todas as nossas 32 escolas passam por essa avaliação de forma simultânea”, completa Wesly.